top of page

Óleos essenciais para a saúde da mulher


Parabéns a todas as mulheres! E para essa semana tão especial trago para vocês um mimo, que vai trazer bem-estar mental e físico para todas nós. Como sabemos, nossa vida é sempre atribulada e nem sempre conseguimos dar conta de tudo e “tá tudo bem também”. A realidade é que nem sempre vamos conseguir, apesar de nossas potencialidades. Pelo simples fato de que não somos perfeitas. Para uns probleminhas mais corriqueiros a que nós mulheres estamos mais predispostas, fiz uma pequena síntese de 3 óleos essenciais.

Provavelmente vocês já devam ter ouvido falar nos óleos essenciais de Rosa, Sálvia sclareia e Gerânio para mulheres e/ou até trabalhe com eles, porém vou trazer hoje para vocês óleos essenciais com grandes benefícios e que são subestimados ou pouco lembrados. É o caso do Cipreste, Ylang ylang e Canela. Esse último sofre muito pelo seu status de ser dermocáustico, porém o risco só existe se houver um mal uso.

Vamos ver as propriedades de cada um e os benefícios que podem nos trazer. E no final, mostro a vocês como utilizá-los e como tirar um maior proveito deles e melhorando a sua rotina.



Cipreste (Cupressus sempervirens)

Contem Cedrol, Limonemo,Terpinoleno, Alfa-pineno (brancodilatador), Pineno, Linalol, Monoterpenos, Borneol, Monoterpenoles, Citronelol, Myrcene e Timol. Componentes estes que o faz ser antibacteriano, antiespasmódico (no caso de cólicas menstruais e dores musculares), calmante do sistema nervoso auxiliando no stress, menopausa, TPM; descongestionante pulmonar e desintoxicante. Aumenta a circulação sanguínea, por isso usado nos cremes anticelulíticos.

Ylang ylang ( Cananga odorata)

Conhecido pelo seu aroma afrodisíaco, esse óleo essencial possui em sua composição Germacrene D, beta-Caryophyllene, Benzyl benzoate, Geranyl acetate e Benzyl salicylate, substâncias estas que lhe conferem propriedades, calmantes, hidratantes, antiinflamatórias, antifúngicas e antibacterianas. Por seus efeitos calmantes e hidratantes, pode ser utilizado para tonificar e equilibrar a pele e hidratar o couro cabeludo e os cabelos. Na mente auxilia a harmonização dos pensamentos ajudando-nos a organizá-los melhor, na autoestima e no apetite sexual. Segundo essa revisão científica, Zhang N, Wang ST, Yao L. a inalação do óleo essencial de Cananga odorata alivia os comportamentos de ansiedade (obseravos em animais) semelhantes ao autismo através da regulação do metabolismo da serotonina e da dopamina. J Integr Med. 2023 Fev 2:S2095-4964(23)00006-7. doi: 10.1016/j.joim.2023.01.006. Epub antes da impressão. PMID: 36792414. O óleo essencial de Ylang ylang é capaz de modular os hormônios dopamina e serotonina, por isso auxilia na menopausa, na ansiedade e depressão.

Canela casca (Cinnammomum verum)

Esse óleo essencial além de ter um aroma muito conhecido na culinária, também é muito apreciado em ambientes. Com notas olfativas quentes e envolventes contém em sua composição aldeído cinâmico, eugenol e hidróxido de sódio. Mas não para por aí. O óleo essencial é potente sendo que seu uso deve ser sempre diluído pois pode causar danos à pele. Com propriedades antibacterianas mais fortes do que alguns antibióticos, como sugere o estudo: Utchariyakiat I, Surassmo S, Jaturanpinyo M, Khuntayaporn P, Chomnawang MT. Efficacy of cinnamon bark oil and cinnamaldehyde on anti-multidrug resistant Pseudomonas aeruginosa and the synergistic effects in combination with other antimicrobial agents. BMC Complement Altern Med. 2016 Jun 1;16:158. doi: 10.1186/s12906-016-1134-9. PMID: 27245046; PMCID: PMC4888607, descobriu-se que os compostos no óleo essencial de canela combatem a bactéria Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria potencialmente fatal e resistente a medicamentos que afeta plantas, pessoas e animais;

Seu poder antifúngico também é bastante conhecido. Mas não se assuste, a canela também faz maravilhas para nosso organismo, é um potente desintoxicante, aumenta a circulação, estabiliza o nível de açúcar no sangue atuando assim no controle do apetite ou seja, aquela ajudinha básica na dieta. Outro benefício é estimular o crescimento dos cabelos, pois a canela ajuda a aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo, melhorando, assim, a nutrição dos fios e promovendo maior crescimento capilar.


Modo de uso:



Óleo de massagem corporal (para "celulite", para manutenção da pele, pernas pesadas)

Em 100ml de óleo vegetal (amêndoas, jojoba, semente de uva) ou creme neutro, acrescentar 60 gotas de Cipreste. Massagear a área 1 a 2 vezes ao dia. Depois de 1 mês é recomendável trocar o óleo essencial para que o corpo não sature com essas substâncias. Pode ser trocado pelo Zimbro.

- Ansiedade e nervosismo e menopausa: Acrescentar 2 gotas na palma da mão, da uma leve misturada e inalar profunda e calmamente 10 vezes, 3 a 4x ao dia.

- Caspa e crescimento capilar: Acrescentar 1 a 2 gotas em xampu neutro, lavar normalmente o cabelo, deixar agir por 3 minutos (cuidado com os olhos). Enxaguar bem.

Orientações gerais: faça um teste prévio da mistura na região do antebraço. Observe 20 minutos. Em caso de reação, suspenda o uso.


Ylang ylang

- Para hidratar e deixar a pele com viço, macia e perfumada: em creme neutro ou óleo vegetal, seguir a mesma diluição e modo de uso do Cipreste.

- Autoestima baixa, ansiedade, pouco apetite sexual: Inalar 1 gota (pois seu aroma é muito forte) da mesma maneira já citada no Cipreste.

- TPM e cólicas: Em uma colher de sopa (aproximadamente 15ml) de óleo vegetal, acrescentar 8 gotas do óleo essencial, massagear a área até utilizar os 15 ml em um dia e não de uma vez, ou seja, use de 3 a 4 vezes.

- Cabelos mais bonitos e sedosos: no creme de cabelo pingue 1 gota de óleo essencial e use como de costume.

Orientações gerais: faça um teste prévio da mistura na região do antebraço. Observe 20 minutos. Em caso de reação, suspenda o uso.


Canela

A canela deve ser utilizada na diluição de 0,5% apenas. E apenas com essa quantidade ela pode fazer “verdadeiros milagres”.

- Para desintoxicação do organismo: Num creme neutro ou óleo vegetal, acrescentar 10 gotas para 100ml apenas. Massagear todo o corpo. Usar 1 vez ao dia. Se quiser potencializar esse óleo, basta acrescentar nessa mesma mistura, 50 gotas do O.E de Cipreste e você terá inúmeros benefícios.

- Para um dia de muito cansaço mental e físico: Acrescentar de 1 a 2 gotas em uma bola de algodão e inalar 10 vezes pausadamente 2x ao dia, a canela é bastante revigorante e acolhedora.

- Para tratar a hidrolipodistrofia ginóide, popularmente conhecida como “celulite”: Pelo seu poder termogênico, a mistura anteriormente citada, também pode ser massageada antes da malhação, nas regiões do abdome e coxas, além de dar um efeito “booster” no seu metabolismo.

- Dores articulares: Diluir em 15ml de óleo vegetal ou creme neutro 3 gotas e massagear nas áreas doridas 2 a 3x ao dia.

Orientações gerais: faça um teste prévio da mistura na região do antebraço. Observe 20 minutos. Em caso de reação, suspenda o uso.


Essas recomendações não substituem a consulta médica. São opções de tratamentos coadjuvantes que geram mais saúde e bem-estar.

Um tratamento clínico requer sempre uma consulta rica em detalhes com alterações no estilo de vida.

Contraindicações: Diabéticos e epilépticos. Grávidas e lactantes.

Espero que tenham gostado!

Júlia Assunção


Júlia Assunção é Membro da Comunidade Brasileira de Naturopatia, em Portugal.

Naturopata, Júlia dedica-se principalmente às suas duas grandes paixões: Aromaterapia e Alimentação natural.

Revisão técnica: Chris Buarque

Revisão geral: Cláudia Lopes

Commentaires


bottom of page