Os spas urbanos têm enfrentado uma série de desafios em gestão comercial:
1- Concorrência: É um mercado altamente competitivo.
Numa cidade como São Paulo, por exemplo, em alguns bairros podemos encontrar 3 ou mais spas urbanos a cada 2km. Eles oferecem serviços muito parecidos e atrair o cliente pode ser uma jornada difícil.
2- Educação do cliente: Ainda há muita gente que não está familiarizada com os conceitos de saúde integrativa, Naturopatia e Medicina integrativa. O marketing tem também o papel de familiarizar o cliente com esses conhecimentos.
3- Custo: Alto custo operacional e de manutenção. Materiais, equipamentos, produtos e pessoal treinado. Isso requer capital de giro e boa administração.
4- Regulamentação: A não regulamentação de profissionais facilita a não conformidade no trabalho. Muitos spas apresentam dificuldades de retenção destes profissionais. Isso leva ao reinício de um trabalho com alto custo em termos de treinamento e confiança do cliente.
5- Requisitos de qualificação: A falta de especialização profissional tem gerado dificuldades para a contratação. Recebemos pedidos semanais de recomendação de profissionais especializados.
6- Marketing e aquisição de clientes: Poucos spas apresentam setor especializado e/ou terceirizado em marketing. Organizar e trabalhar dados torna-se um processo demorado, normalmente feito por pessoa não capacitada.
7- Mudanças de tendências na saúde: Dificuldade em acompanhar as tendências e rápidas atualizações do setor.
8- Abordagem holística: Favorecer e acompanhar toda a jornada do cliente sob o ponto de vista holístico. Garantir uma verdadeira experiência de bem-estar.
9- Medição de resultados: medir os resultados para que clientes e colaboradores possam acompanhar o êxito do tratamento. Este pode ser o momento para superar a expectativas do cliente.
10- Parcerias estratégicas: Parcerias entre marcas e produtos e parcerias entre profissionais do setor.
Comments