O Silício, ( em latim: Silicis), significa “pedra dura” e é o segundo elemento mais abundante na natureza. O primeiro, é o oxigênio. Nosso contato como este mineral se dá através de exposição ambiental e por meio da dieta. Há muitas formas de Silício mas nem todas absorvíveis pelo ser humano. Ou seja, potencialmente biodisponíveis. Por seus efeitos benéficos à integridade das unhas, cabelos e pele, formação de novo colágeno, mineralização e saúde óssea (a presença do Silício auxilia o organismo na utilização do Cálcio), aumento da defesa do organismo, redução do risco de arteroesclerose e benefícios no tratamento do Alzheimer (com a redução de biodisponibilidade do Alumínio), tem se tornado ao longo dos anos uma suplementação importante ao ser humano, na forma de ácido ortosilícico. O silício orgânico desempenha um importante papel nas transmissões eletroquímicas do sistema nervoso; reduz distúrbios digestivos, atuando na “construção” de um estômago mais resistente fortalecendo o músculo do trato digestivo, após danos causados por medicações, parasitas, idade ou outras lesões. A instabilidade do Silício, que tende a polimerizar-se rapidamente, acarretando deficiência na sua absorção, tem sido sempre um grande desafio para a indústria de suplementos. O objetivo é sempre um Silício estável, não polimerizável e de grande biodisponibilidade.
Características especiais Silício orgânico STIPER: www.lojastiper.com.br
Estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto) analisou os efeitos do Silício orgânico estabilizado em Colina, através de ensaio clínico feito por análise de imagem da pele. O teste de eficácia clínica randomizado, placebo-controlado teve 3 meses de duração e participação de 60 voluntárias, sendo estas divididas em dois grupos (tratamento e placebo). A dose diária de Silício orgânico estabilizado em colina (Nutricolin ®) utilizada para a avaliação, foi de 400 mg. Durante os 3 meses de tratamento, foram realizadas análises antes (basal – T0) e após 30, 60, 90 dias de suplementação. Foram avaliadas as características estruturais da derme por meio de imagens de alta resolução (Visioface®) e pelo equipamento de ultrassom (Dermascan®). De acordo com os resultados obtidos, foi observado para o grupo que administrou o Silício orgânico estabilizado em Colina o aumento da ecogenicidade da derme após 90 dias de suplementação. O mesmo resultado não foi observado no grupo placebo, mostrando, portanto, que a suplementação com o Silício orgânico estabilizado em Colin promoveu o aumento da densidade dérmica. (FAVARETTO, G.; MAIA CAMPOS, P. M. B. G. Eficácia Clínica por Análise de imagem da pele de Nutricosmético à base de Silício. Cosmetics & Toiletries Brasil, Vol. 26, mai-jun 2016)
Composição do Silício no produto STIPER:
O Silício orgânico presente no produto STIPER tem registro ANVISA.
Vias de administração: oral. 300 a 600 mg ao dia.
Efeitos Adversos: Não encontrado nas referências bibliográficas pesquisadas.
Contraindicações / Precauções: Não encontrado nas referências bibliográficas pesquisadas.
Os Naturopatas do Brasil, que fazem parte da Comunidade Brasileira de Naturopatia, reforçam a importância do acompanhamento médico, realização de exames clínicos (físicos, séricos e de imagem) tanto como checkup, como para monitoramento de doenças. Para você saber o que esperar de uma consulta bem conduzida na Naturopatia, envie suas dúvidas para: naturopatasdobrasil@gmail.com.
Comments