top of page

Como as feridas físicas cicatrizam

A cicatrização de feridas está dividia em 3 etapas:

Inflamação

Regeneração do tecido

Maturidade do tecido

Fibroblastos são encaminhados para o local da ferida, através do processo de comunicação celular. Uma vez que estas células completam sua migração, direcionam sua atividade para a formação de proteínas e grande quantidade de fibronectina, ácido hialurônico e colágeno tipos I e III que são depositados pelos fibroblastos para constituir o tecido de granulação.

A fibronectina é uma glicoproteína com função importante no reparo das lesões. É a principal proteína de adesão depositada na ferida, durante a fase aguda da cicatrização. Ela é responsável pela promoção da adesão, distribuição celular, organização do citoesqueleto, equilíbrio do meio, migração celular, fagocitose.

Estudos científicos IN VITRO E IN VIVO apontam para a interação da fibronectina com componentes importantes na cicatrização de feridas, incluindo plaquetas, fibroblastos, células endoteliais e epidérmicas, neutrófilos e monócitos.

Como fazer a assepsia da ferida de forma natural:

Limpeza imediata da ferida com água e sabão

Aplicação de água oxigenada 10 volumes

Gel de Aloe vera. Aplique o gel em um pedaço de gaze estéril e enrole ao redor da ferida.

Compressas de alho. Pique um alho e aplique na ferida.

Cataplasma de lavanda. A lavanda é antisséptica, antibiótica e adstringente, por isso será útil para curar suas feridas. Pode gotejar sobre o curativo do tipo “bandaid”.

Para queimaduras de baixa profundidade: aplicação de clara de ovo sobre a região.

Um produto antisséptico contém ingredientes que matam micróbios ou vírus que podem afetar qualquer ferida recente, como um corte na pele, um arranhão, etc. Eles evitam processos infecciosos.

As sugestões acima não têm por objetivo excluir a necessidade de avaliação médica ou exames de imagem. Consulte um médico sempre que necessário.

 

Comments


bottom of page