top of page

Como cuidar do fígado


Pela visão ocidental, o fígado é um órgão vital com peso em torno de 1kg, sendo nosso maior órgão sólido e localiza-se abaixo das costelas do lado direito. Tem a responsabilidade de executar importantes funções no nosso corpo e chega a receber 1,5 litros de sangue por minuto.

Suas enzimas atuam na metabolização de inúmeras substâncias localizadas no sangue. O fígado é capaz de armazenar nutrientes além de produzir proteínas e vitaminas essenciais.

As síndromes relacionadas ao órgão são muito comuns devido ao estresse e toxicidade de uma rotina com alimentação pobre, excesso de agrotóxicos e produtos artificiais, transgênicos, medicação desnecessária ou em excesso, trabalho e esgotamento físico e emocional.



O fígado exerce ainda função vital no fluxo suave de QI (energia vital, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, que circula pelo nosso corpo pelos meridianos, espécie de “estradas” que conduzem esta energia para todos os órgãos e vísceras) e também no aspecto emocional. Desequilíbrios no ciclo menstrual das mulheres, problemas nas unhas e desordens emocionais como o estresse estão frequentemente relacionados ao fígado (Gan).

Possui estreita relação com a vesícula biliar, olhos, músculos, tendões, mamas, glândulas endócrinas, ligamentos e sistema reprodutor feminino.

Se não há fluidez de energia do fígado e esta se encontra estagnada, surgem frustrações, irritabilidade, ansiedade além de distúrbios gástricos diversos: hepatite, depressão, fadiga crônica, agressividade, tensão pré-menstrual e outros.

A principal ligação do fígado se dá com a vesícula biliar que se relacionam ao elemento madeira (os cinco elementos, segundo a Medicina Tradicional Chinesa: água, terra, fogo, metal e madeira). Além dos cinco elementos também são relacionadas às estações do ano, emoções, sabores, cores, sons e alimentos.

Então, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, as emoções afetam nosso corpo, e o fígado está vinculado à emoção da raiva que, quando em excesso e de forma crônica, pode levar às frustrações, ódio e amargura. Cor referente ao órgão: verde. Sabor: ácido.

Exemplos de sinais de desequilíbrio no fígado: tensão pré-menstrual, cólicas menstruais, insônia, enxaqueca, alterações menstruais e sintomas da menopausa, tendinites, bursite, problemas visuais, pessoas controladoras e inflexíveis em excesso.

A dietoterapia chinesa contribui para o equilíbrio do fígado pelas mudanças de hábitos, inclusive alimentares.

- Alimentação orgânica sem processados

- Evitar gorduras, frituras e açúcares

- Evitar uso de medicamentos sem necessidade real ou indicação médica

- Sono de qualidade, onde o ideal é "já estar dormindo por volta das 23h" para que o fígado e vesícula exerçam suas funções detox ao longo do nosso sono.

- Ter contato com a natureza e lazer

- Atividade física diária

- Hidratação


A busca por equilíbrio emocional também envolve iniciativa individual. A Naturopatia promove mais qualidade de vida por oferecer métodos naturais e evasivos para que vivamos de forma plena e mais leve quando além da alimentação, exercícios físicos, sono e hidratação adequada, procuramos tratar a causa da nossa raiva.

As Práticas da Medicina Tradicional Chinesa como a Acupuntura, Auriculoterapia, Reflexologia, Ventosaterapia, oferecem possibilidades de equilíbrio entre o corpo e a mente. Também a Fitoterapia e a Terapia Floral são ferramentas eficazes para cuidar do ser humano tratando a causa primária e demais desequilíbrios a fim de promover melhor qualidade de vida e autoconhecimento.

Cuidemos do todo, não apenas de partes. Nosso corpo e alma são regidos como uma orquestra. Para a música perfeita é preciso sincronicidade, harmonia e trabalho em equipe.


Texto de Fernanda Ornelas. Fernanda é Membro da Comunidade Brasileira de Naturopatia. Dedica-se ao atendimento clínico e ao estudo contínuo.

Revisão técnica: Chris Buarque

Revisão geral: Claudia Lopes

댓글 1개


Jurema Stasi
Jurema Stasi
2023년 11월 26일

Acho muito importante cuidar da raiva que é um sentimento tão pesado e que deixa todo nosso corpo envolvido nesta energia densa onde abrimos as portas para sentimentos, pensamentos que as vezes nem são nossos e deixamos alguns seres negativos ficarem perto de nós. Temos várias terapias como Reiki , Luz Violeta, Chama Violeta, e outros sistemas de energias para que possamos nos sentir bem e equilibrados,

좋아요
bottom of page