top of page

Compliance na saúde holística


Compliance é um termo utilizado para descrever a conformidade de uma organização/ marca/ profissional autônomo/ clínica com leis, regulamentos, normas internas, padrões éticos e boas práticas. Envolve a adoção de políticas, processos e procedimentos que garantem que uma empresa ou instituição esteja operando de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis ao seu setor de atuação.


O objetivo do compliance é assegurar que a atividade profissional de forma ética, transparente e em conformidade com as obrigações legais. Isso envolve a prevenção de comportamentos antiéticos, práticas ilegais, fraudes, corrupção e outras formas de violação de normas.


Nosso programa de compliance envolve:

Análise e identificação de riscos: avaliação dos riscos que podem ser enfrentados em relação ao cumprimento das leis e regulamentos, bem como a identificação de áreas de vulnerabilidade.

Desenvolvimento de procedimentos: elaboração de diretrizes claras sobre práticas e comportamentos esperados em relação à conformidade.

Treinamentos: capacitação para o trabalho em conformidade.

Monitoramento: revisões periódicas a fim de garantir qualidade e cumprimento.

Resposta e correção: implementação das medidas adequadas, como aprimoramento de processos internos para evitar recorrências de má conduta.

Um programa de compliance faz parte da gestão de qualidade. Ele é variável entre as empresas, mas sempre contribui para a boa reputação da marca, melhora a confiança de todos os interessados, parceiros e clientes. Reduz a possibilidade de danos de ordem legal.


Por último e não menos importante, uma regra de compliance na saúde é a proteção e preservação de dados e imagem do paciente. Conversas e imagens expostas podem gerar questões judiciais.


Selo Naturopatia AZUL: Compliance na saúde holística integrativa.

bottom of page