O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento anormal e descontrolado de células no corpo, com a capacidade de invadir e destruir tecidos saudáveis, formando tumores malignos que podem se espalhar para outras partes do corpo através do sistema linfático ou da corrente sanguínea, num processo conhecido como metástase.
São mais de 100 tipos diferentes de câncer e dentre os mais conhecidos estão o câncer de mama, de cólon, de próstata, de pele e de sangue, como a leucemia.
As causas variam de acordo com o tipo de doença. No entanto, muitos cânceres resultam de alterações genéticas que ocorrem durante a vida de uma pessoa, sendo influenciadas pelo estilo de vida.
Os sintomas também variam, mas alguns deles são comuns como: perda de peso inexplicável, fadiga crônica, dor persistente, mudanças na pele, alterações nos hábitos intestinais e aparecimento de caroços ou protuberâncias.
O diagnóstico é feito através de exames clínicos, como biópsias e exames de imagem e análises laboratoriais.
É importante ressaltar que o tratamento é multidisciplinar. Envolve, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e cirurgia.
O papel ético e responsável do Naturopata
É fundamental que haja um contato entre o profissional da Naturopatia e o médico responsável. O paciente tem livre escolha em ser adepto de tratamentos naturais.
Mas no caso de doenças como o câncer, produtos e suplementos naturais podem interagir com medicamentos utilizados e diminuir sua eficácia.
Para quem trabalha com técnicas de massagem é preciso lembrar que há contraindicações pela possibilidade de manuseio de áreas com linfonodos.
Recomendamos durante todo o tratamento, o uso de florais, Aromaterapia, técnicas meditativas e respiratórias como sendo imprescindíveis para acolhimento e alívio da ansiedade do paciente oncológico.
Texto: Comunidade Brasileira de Naturopatia.
Comments