top of page

O papel da gestão na saúde


Alguns termos aparecem na Bio de redes sociais muitas vezes sendo usados de forma aleatória, gerando uma desinformação e desserviço.


Como é feita a gestão na saúde?

Toda gestão envolve desenvolvimento de planos estratégicos, definição de metas e organização de serviços, qualidade e segurança para o paciente.

São etapas inter-relacionadas e que dizem respeito ao conjunto de atividades e estratégias utilizados para administrar e otimizar os recursos disponíveis em organizações e sistemas de saúde, com coordenação e supervisão, alocação de recursos, gestão de pessoal, implementação de políticas de saúde e a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.

Todas essas medidas estão sujeitas às constantes inovações do setor,

como avanços tecnológicos, novas políticas de saúde e demandas da população.


O que não é gestão de saúde:

Dicas

Orientações na consulta

Vídeos sobre como melhorar sua saúde


Gestão na saúde abrange diversos níveis, desde a gestão feita num hospital, clínica, consultórios e sistemas de saúde regionais ou nacionais. Os gestores na saúde são responsáveis por tomar decisões estratégicas, monitorar o desempenho e avaliar os resultados alcançados.


Na saúde holística integrativa é possível a implementação da gestão, mediante a familiarização com desenvolvimento de projetos através de especialização profissional.

Começamos pela identificação da necessidade, com base em análise de dados de saúde e identificação de lacunas nos serviços existentes ou a identificação de grupos populacionais que requerem atenção.

Definição das metas do projeto onde podem ser usados os critérios SMART.

Planejamento do projeto, onde há o detalhamento: cronograma, parceiros envolvidos, mecanismos de monitoramento e avaliação.

Compartilhamento de resultados com outras organizações.

Preservação de direitos: proteção dos direitos dos beneficiados, com confidencialidade das informações.


A Comunidade Brasileira de Naturopatia desenvolve projetos de gestão na saúde e capacita profissionais técnicos e/ou com formação acadêmica no desenvolvimento de competências e habilidades para implementação destes projetos.


Commentaires


bottom of page