Em constante aumento, o câncer vem se fazendo presente por toda a sociedade transformando vidas e trazendo grande impacto físico, social e emocional.
Por esse motivo, o olhar para pacientes com diagnóstico de câncer foi tomando novos rumos não somente para a doença, mas para o indivíduo em sua integralidade: o físico, o emocional, o mental e o espiritual.
É com esse olhar que a Oncologia integrativa vem se destacando e complementando o tratamento oncológico tradicionalmente realizado. Ela vem tomando força com evidencias cientificas e mostrando grande positividade como uma valiosa aliada.
A trajetória da cura de um paciente com câncer é dolorosa e por vezes podem ocorrer pequenas pausas no tratamento para fortalecer e descansar o organismo, o que acaba atrasando ou até mesmo prejudicando todo processo.
Náuseas, vômitos, constipação, dores, neuropatia periféricas, diarreia, mucosites, xerostomia, ansiedade, medo, insegurança, insônia são alguns exemplos de grandes desconfortos que o tratamento convencional e de extrema necessidade pode trazer.
É sobre essas reações que a Oncologia integrativa, através das técnicas complementares age.
Benefícios:
- Redução dos efeitos colaterais (físicos e emocionais)
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Controle do estresse e ansiedade
- Melhora do sono
- Alívio de dores
Os avanços são muitos. seguimos na busca incansável de valorizar e cuidar de todas as queixas e necessidades do paciente oncológico, pois para nós, terapeutas integrativos, ele é o nosso principal foco.
Lembre-se que o tratamento convencional não pode ser substituído e sim aliado às técnicas integrativas complementares.
Texto de Caroline Maritan
Revisão técnica: Chris Buarque
Revisão geral: Claudia Lopes
Caroline é Enfermeira integrativa e membro da Comunidade Brasileira de Naturopatia.
Comments