top of page

Prevenção do câncer e alimentação


Nossa alimentação é responsável pela nossa saúde. Não só a física, como a mental. E é a partir dos alimentos, que retiramos os nutrientes responsáveis por transformar os hormônios que nos trarão as sensações de felicidade e bem-estar.

Não devemos negligenciá-la, por falta de tempo, nem usá-la como refúgio para determinados estados emocionais, pois com o tempo isso se traduzirá em doenças autoimunes, problemas emocionais, desordens hormonais, carência nutricional entre outros transtornos.

Especificamente na relação alimento e câncer está mais do que comprovado que uma alimentação que se baseia em frutas, legumes, grãos, proteínas e ácidos graxos tem papel fundamental na prevenção de tumores, como também reduz o seu desenvolvimento e dá suporte ao sistema imunológico.

Para que isso aconteça devemos lembrar ao paciente o por que dessa importância, a fim de que se torne um hábito. A alimentação deve ser equilibrada por toda a vida, diferente do conceito de uma dieta passageira e modista, a exemplo da quantidade de dietas pulverizadas pelas redes sociais e que apenas causam mais confusão e frustração, do que verdadeiramente resultados.

Segundo Paulo de Tarso Lima, médico, no livro: Medicina integrativa: a cura para o equilíbrio; “Todo organismo tem mecanismo de defesa naturais diante da possibilidade de que as células se tornem cancerosas e se multipliquem. É um sistema eficiente mas delicado que pode se desarranjar por mudanças na dieta e no ambiente tendo efeito acumulativo.”

Artigos publicados na revista NATURE, reportam que a quimioprevenção que derivam de ingredientes fitoquímicos que se encontram nos alimentos, principalmente nas ervas aromáticas e legumes, é uma forma de uso acessível e aceitável para o controle do câncer.

Alimentos ricos em licopeno, sulforafane que estimula a atividade das proteínas especializadas em destruir substâncias carcinogênicas, ômega 3 que possui efeito protetor, isoflavonas e antioxidantes. Todos eles ajudam na prevenção e redução do avanço de células cancerígenas, em vários estágios da doença. Os antioxidantes têm a função de neutralizar os danos causados nas células do corpo gerados pelos radicais livres e são substâncias importantes para nós, uma vez que neutralizam células nocivas para nosso organismo. Os radicais livres nos prejudicam e causam danos estruturais em nossas células.

Acrescente na sua alimentação, 2 vezes por dia, porções (tamanho de uma bola de tênis) de alimentos coloridos, pois suas cores traduzem os tipos de nutrientes que carregam. Quanto mais colorido, mais chances de ingerir os componentes para defesa e manutenção de que o corpo precisa.


Com tudo o que vimos não é que nunca mais “vamos meter o pé na jaca” e sair da linha. Mas é possível firmar o compromisso que isso seja um fato esporádico e não o inverso, por nenhuma desculpa. Colocar na mesa sempre pratos com variedades de legumes, grãos, ervas, boas proteínas e hortaliças é a melhor opção para manter o organismo funcionando bem e com todo o material necessário para que ele cuide de si.

Prevenir sempre será melhor do que remediar. Se cuide naturalmente com amor.


Júlia Assunção, Memnbro da Comunidade Brasileira de Naturopatia e do Comitê de Saúde. Júlia é Ntauropata, reside em Portugal e dedica-se especialmente às técnicas de alimentação saudável e Aromaterapa.

Revisão técnica: Chris Buarque.

Revisão geral: Claudia Lopes.

1 Comment


marlenemelfrias
Feb 26, 2023

Eh bom ter essas informações

Like
bottom of page