A comercialização e a publicidade na saúde integrativa e na Naturopatia enfrentam uma série de desafios éticos e práticos. Estes desafios são críticos porque a saúde integrativa inclui uma ampla gama de práticas e terapias que variam de bem estabelecidas e bem pesquisadas à emergentes e controversas.
Por termos ainda fragilidades no sistema, é importante que chamemos a atenção para o que se expõe abaixo.
Pontuamos que os profissionais associados à Comunidade Brasileira de Naturopatia, recebem treinamentos e mentorias regulares sobre Boas Práticas. Não nos responsabilizamos por condutas inadequadas, antiéticas ou inabilidade técnica por formação deficiente e/ou falta de atualização profissional.
A não regulamentação da profissão e a inconsistência do ensino, alguns no formato EAD e com baixa qualidade, tornam os riscos ainda maiores com o marketing milagroso que explora a vulnerabilidade dos usuários:
Propaganda enganosa que pode criar falsas esperanças, como:
Emagrecimento e águas milagrosas, alimentos curativos e falsos testemunhos.
Os resultados das terapias integrativas podem variar entre as pessoas. Apresentar resultados atípicos, bem como a falta de transparência pode levar às expectativas irrealistas.
Pessoas com doenças crônicas, terminais ou que esgotaram suas opções podem ser particularmente vulneráveis às influências de profissionais não preparados e em não conformidade com a ética profissional. A linha é tênue e frequentemente cruzada.
Muitas descrições começam por: “estudos científicos comprovam que...”. Se os estudos não são especificados, essa é uma afirmação “lugar comum” e sem fundamento.
Por fim há ainda muita propagação de mitos e desinformação. Por isso, salientamos a comunicação responsável em todas as nossas mentorias.
Pesquise a marca, o produto e principalmente o profissional.
Nessas 3 bases, você pode se cercar melhor e garantir de estar num caminho mais confiável para fazer a gestão de sua própria saúde.
Se a publicidade feita por um profissional da saúde sugere resultados rápidos, desconfie. Assim como a doença, a saúde é um processo. Tempo e esforço pessoal fazem parte.
Abordar esses desafios requer um compromisso com a transparência, a honestidade e a ética em todas as práticas de comercialização e publicidade. Os profissionais e as empresas precisam equilibrar a promoção eficaz de seus serviços e produtos com a responsabilidade de proteger e informar adequadamente o público.
Não existem milagres nos tratamentos. Sejam eles clínicos, terapêuticos, cosméticos, nutricionais ou medicamentosos. Deixemos os milagres no âmbito da fé pessoal e merecimento.
Comunidade Brasileira de Naturopatia
Rede @naturopatasdobrasil
Todos os Direitos Reservados.
Comments