
Foto: NHS England High Consequence infections Diseases Network
“Varíola dos macacos” é uma doença viral, da mesma família do vírus da varíola. O vírus foi descoberto em 1958 quando em uma colônia de macacos mantida para pesquisa, foram relatados 2 surtos. A origem permanece desconhecida. Se sabe, no entanto, que roedores e macacos podem transmitir e infectar seres humanos. Em 1970 foi registrado o primeiro caso em humanos e o surto mais recente é deste ano: 2022.
As erupções na pele são semelhantes a vesículas, que podem surgir nos genitais, lábios e ânus, além do peito, pés, mãos e rosto. As lesões causam dor e coceira e acompanhadas de febre, calafrios, inchaço de gânglios, cansaço, dores nas costas, dor de cabeça, dor de garganta, congestão nasal e tosse. Muitas vezes pode iniciar como uma aparente gripe e somente depois surgem as erupções na pele, cerca de 4 dias depois.
Período de incubação do vírus: 3 semanas
Duração após a erupção: até 4 semanas
Prevenção: uso de máscara de proteção facial e evitar contatos íntimos.
Evite: contato direto com as erupções cutâneas de outra pessoa; tocar em objetos, roupas de cama, toalhas e superfícies que foram tocadas por alguém com a doença; contato com secreções respiratórias; uso de brinquedos sexuais que não foram desinfetados.
Período de transmissão: Uma pessoa infectada pode espalhar para outras, desde o momento dos primeiros sintomas, até a completa cicatrização da pele, com a formação de uma nova camada de tecido cutâneo. Esse processo dura cerca de 1 mês.
Estamos num momento mundial de necessidade de máxima higiene. Qualquer pessoa pode ser infectada, independentemente de sua orientação sexual. Você sempre pode ajudar. A informação leva aos cuidados. A sua participação na prevenção ajuda a todos, inclusive a você.
Nota: Pesquisas sobre transmissão através de secreções respiratórias, urina, sêmen e fezes, estão em andamento.

Os Naturopatas do Brasil, que fazem parte da Comunidade Brasileira de Naturopatia, reforçam a importância do acompanhamento médico, realização de exames clínicos (físicos, séricos e de imagem) tanto como checkup, como para monitoramento de doenças. Para você saber o que esperar de uma consulta bem conduzida na Naturopatia, envie suas dúvidas para: naturopatasdobrasil@gmail.com.
#naturopatia #saude #varioladosmacacos #qualidadedevida #monkeypox #comunidadebrasileiradenaturopatia #naturopatasdobrasil