Discussões gerais
A dependência emocional ocorre quando uma pessoa tem um apego excessivo a relações interpessoais amorosas, familiares ou de amizade. Os principais sintomas da dependência emocional são: necessidade constante da validação dos outros, medo da solidão, sentimento de desamparo, baixa autoestima e vazio interior.
Assim, a pessoa quer preencher “esse buraco” através do outro. Isso gera outros problemas como dificuldade em confiar na própria capacidade e principalmente, um bloqueio para expressar discordâncias e descontentamentos por medo de perder o apoio, a aprovação e o afeto dos outros. Isso causa muito sofrimento nos relacionamentos porque a pessoa ultrapassa seus limites pessoais acarretando em envolvimentos com pessoas e situações desrespeitosas, abusivas e dolorosas para si mesma.
Os principais fatores que podem causar a dependência emocional são o abandono de um dos pais na infância, famílias desestruturadas ou bullying na escola durante a infância e adolescência. Também pode haver tendências da própria personalidade que tem dificuldade para desenvolver autonomia emocional.
Pessoas com dependência emocional não se sentem bem sozinhas por muito tempo, precisam sempre estar envolvidas com alguém e permitem que as pessoas às quais são apegadas ditem seus comportamentos, opiniões e escolhas.
A maioria dos dependentes emocionais não reconhece que têm esse problema porque se justificam achando que tudo se trata do modo como eles demonstram o amor. Superar a dependência emocional é desafiador e envolve terapia e autoconhecimento para que sejam detectadas as razões que causam essa condição individualmente. Isso inclui também a percepção do desrespeito e da dor que a submissão acarretada e a tensão gerada pelo excesso de preocupação com a opinião dos outros.
Também é importante que a pessoa se aproprie de suas qualidades e atributos pessoais para que ela se fortaleça e se sinta bem consigo mesma.
As terapias energéticas auxiliam muito na purificação, regeneração e cura dessa condição disfuncional e também auxiliam a mobilizar as qualidades positivas e autênticas da pessoa, sua força, coragem e amor próprio.
