Para falar deste tema, é preciso compreender a importância e o campo de ação do profissional da saúde holística integrativa.
Nós trabalhamos sobre a saúde. Nosso objeto de avaliação é a vitalidade do organismo.
A Entropia, como Lei da Física, descreve a tendência natural de os sistemas físicos evoluírem para estados de maior desordem e desgaste.
Compreendendo como se dá a gestão de saúde na Naturopatia é possível conferir a este sistema orgânico uma maior qualidade de vida, aumento de performance física, emocional, mental e espiritual. Se a saúde lhe faltar, que o indivíduo tenha condições de restabelecer-se o mais prontamente possível.
A Deontologia na Naturopatia, refere-se ao conjunto de princípios éticos e normas que servem como guia para profissionais da área.
Não causar danos ao outro: Por isso, o escopo do trabalho realizado é a segurança.
Gerar benefícios: as ações são direcionadas à promoção da saúde e bem-estar do indivíduo.
Respeito à autonomia do paciente: Pelo compromisso orientativo, tornar acessível todas as informações necessárias para que o paciente possa tomar suas próprias decisões, não impositivas, sobre um estilo de vida saudável.
Deveres e obrigações: A beneficência como valor inegociável fazendo parte do compromisso para com a sociedade
Confidencialidade: Manter em quaisquer circunstancias a confidencialidade das informações do paciente. O profissional deve garantir que informações sensíveis sejam mantidas privadas, preferencialmente não usadas, exceção feita a consentimento assinado pelo paciente.
Justiça: acesso igualitário a todos os pacientes independentemente de suas condições sócio-econômicas-culturais.
Profissionalismo e competência: compromisso em escalar um alto de nível de comunicação e competência clínica, numa educação continuada de qualidade, reconhecendo os limites de sua prática clínica e encaminhando pacientes para outros profissionais da saúde, sempre que necessário.
Honestidade e integridade: interações honestas para com colegas de profissão e para com os pacientes, incluindo transparência sobre resultados esperados.
A Deontologia é fundamental para garantir que os profissionais atuem de maneira ética e responsável, colaborando para a confiança pública na profissão.
A Comunidade Brasileira de Naturopatia não compactua com quaisquer ações que possam ferir códigos de ética e conduta, tais como racismo, intolerância, preconceitos, apresentação profissional não condizente, assédios, não competência profissional no exercício da profissão, promoção de curas e milagres.
Kommentare