top of page

A próstata e o uso de Saw palmetto

O aumento da próstata, conhecido com HPB (hiperplasia benigna da prósstata) é uma condição não cancerosa mas que gera grande desconforto, principalmente por bloquear o fluxo natural da urina. Falamos de uma glândula masculina com funções importantes, como dar propulsão para expelir o esperma, possuir uma alcalinidade que atua na redução da acidez vaginal e isso dá condição de sobrevida aos espermatozoides e participar na nutrição dos mesmos.

Na HPB, há fatores de risco como diabetes tipo 2, obesidade, stress e sedentarismo. Uma próstata aumentada significa que a glândula ficou maior e isso acontece com quase todos os homens à medida que envelhecem.

O percentual de aumento e gravidade dos sintomas é variável e a piora é progressiva.

Entre os sintomas comuns estão: Vontade de urinar com frequência ou urgência. Noctúria: vontade frequente de urinar a noite. Jato fraco e interrompido durante a micção.. Gotejando depois de urinar. Dificuldade para o esvaziamento total da bexiga.

Sintomas menos comuns:

Infecção do trato urinário

Incapacidade de urinar

Sangue na urina

Não é o tamanho da próstata que determina a gravidade dos sintomas. Um ligeiro aumento já pode levar a sintomas significativos. Bem como existe a possibilidade de estabilização dos sintomas ao longo do tempo.

Uso da baga da planta Saw palmetto(Serenoa repens):

Uma palmeira anã, nativa do sudeste dos Estados Unidos. O uso deve-se à presença de um composto que pode reduzir os sintomas da hiperplasia benigna da próstata. Largamente usado entre 1870 a 1950, e no Brasil retomado o uso principalmente a partir do ano 2000.Muito usado na Europa como um tratamento para HPB e é aprovado pela Comissão Alemã que avalia os tratamentos à base de ervas quanto à sua segurança e eficácia.

Como em toda fitoterapia, há discordâncias sobre a real efetividade do uso do Saw palmetto, nos sintomas da hiperplasia benigna da próstata e se pode frear o crescimento da mesma, tendo como referência a finasterida, medicamento tradicionalmente usado. A revisão de estudos feitos mostra melhora significativa na micção noturna. Mas há muita variação entre os estudo referenciados de alto nível.

Riscos

Os baixos riscos e menores probabilidades de efeitos colaterais quando comparado à finasterida e uma menor probabilidade do que a finasterida de causar dificuldade em obter uma ereção, fazem com que seja uma alternativa muito usada, embora câncer de próstata deva ser avaliado e tratado por um médico.

Importante destacar que tomar um chá de Saw palmetto para este fim não resolve. O composto ativo não é solúvel em água, apenas em meio gorduroso.

bottom of page