top of page

Aromaterapia para a saúde da mulher

Colab: Fernanda Ornelas.  Revisão técnica: Chris Buarque.  Revisão geral: Claudia Lopes.

Os óleos essenciais eram usados no antigo Egito a.C. para fins terapêuticos, beleza e bem-estar. Muito antes de qualquer outro sistema, o cérebro humano já havia desenvolvido o sistema límbico, onde se encontra o olfato e os cheiros, importante referencial de orientação do ser humano, com poderosa influência na nossa natureza emocional, agindo no nosso subconsciente.

O que é Aromaterapia?

A Aromaterapia é uma das Práticas Integrativas Complementares que ajuda a tratar desequilíbrios do corpo, da mente, das emoções pelo uso de óleos essenciais. Faz parte das 29 Práticas Integrativas Complementares oferecidas pelo SUS, (Sistema Único de Saúde) desde 2018. Os princípios ativos nos óleos essenciais regulam hormônios, equilibram distúrbios e são capazes de aguçar sentimentos e percepções. Um óleo essencial puro é extraído da planta e tem ação direta no corpo humano como antibiótico, antibacteriano, anti-inflamatório. Apresentam também funções calmantes, sedativas, entre outras.

Dizemos que “óleos essenciais são vivos porque tem a energia vital da planta”.

Como a Aromaterapia pode ajudar a aliviar sintomas da Menopausa e Climatério?

Camomila (Anthemis nobilis ou Camomila Romana), ajuda a reduzir os sintomas de estresse emocional e as ondas de calor, digestivo, tonificante, sedativo natural.

– Ylang-ylang (Cananga odorata), auxilia na melhora do humor, ansiedade, depressão, libido, um dos óleos mais indicados na fase da Menopausa e Climatério, auxilia no controle dos sintomas da Menopausa.

– Gerânio (Pelargonium graveolens), é considerado um dos óleos essenciais mais femininos que existe. É regulador hormonal natural então melhora o humor afastando aspectos depressivos no emocional além de hidratar a pele, rejuvenescedor.

Tomilho (Thymus vulgaris), ajuda a equilibrar os hormônios, atua no aparelho respiratório e digestivo além de atuar no sistema imunológico.

Rosa (Rosa damascena), conhecido como óleo essencial do amor devocional e do feminino. Nada mais feminino que uma rosa. Calmante, tônico geral, possui propriedades afrodisíacas, anti-inflamatórias, bactericidas, hidratantes. Benéfico para a saúde ginecológica da mulher. Usado também para abrandar dores menstruais, TPM, frigidez e menopausa.

Lavanda (Lavandula angustifólia), relaxante natural, tranquiliza e estimula o sono tranquilo ajudando a combater a irritabilidade após boa noite de sono, induzindo a um dia com mais calma. Usado eficazmente para combater enxaquecas e dores de cabeça tensionais, gripes e resfriados. Pode ser usado diretamente na pele, inclusive.

Como usar os óleos essenciais?

  1. Inalação: pingar entre duas a três gotas do óleo essencial de sua preferência sobre um tecido ou pequena bola de algodão, aproximá-lo do nariz e inalar o aroma por algumas vezes.

  2. Massagem: pingar de três a dez gotas do óleo essencial em meia xícara de um veículo transportador sem perfume (óleo de amêndoas doce, óleo de coco, gergelim, creme neutro). Na sequência, massagear o corpo ou o local com a mistura.

  3. Difusor: Aplique de uma a três gotas do seu óleo essencial em um difusor de sua preferência e coloque-o no ambiente.

Podemos escolher a melhor maneira de usar os óleos que trazem mais qualidade de vida e leveza.

Atenção!!!

O uso dos óleos essenciais não dispensa tratamentos da medicina, em determinadas situações.

É preciso orientação profissional para o uso dos óleos essenciais. O fato de se tratar de produtos naturais não significa que não possam ser tóxicos, se usados de forma indevida.

Antes de usar óleos essenciais, consulte um (a) Naturopata ou Aromaterapeuta para melhor orientar o uso dos produtos.

bottom of page