top of page

Gratidão: saiba o que é, antes de usar a palavra

Não sabemos como começou mas de repente, falar “obrigada” ou “obrigado” pareceu algo que não era bom. E lá se foram todos, ou uma grande maioria usar a palavra gratidão para absolutamente tudo onde achassem que ela poderia estar, no lugar do agradecimento comumente usado. Ao usar a palavra gratidão, é importante conscientizar-se de seu real significado.

Em linhas gerais, significa que você aceita o presente (o tempo presente), entende que todo o caminho percorrido trouxe você aonde está e que isso é muito bom e que está tudo bem dessa forma.

Gratidão é a ação.

No automatismo ou modismo, é preferível usar a palavra “obrigada” e “obrigado” ou a correspondente em seu idioma. A gratidão é aquela emoção plena, ainda que muito rápida, que aparece quando algo nos causa bem-estar ou nos liberta de algum desconforto ou preocupação. Um reconhecimento. Ou seja, na fila do pão, não há necessidade do uso da palavra gratidão, se o reconhecimento verdadeiro do privilégio de estar ali, diante de tantos que não têm acesso, e isso provocar uma conexão interior, não estiver profundamente presente. Gratidão é transformação interior. Uma consciência impressa e expressa nas pequenas e grandes coisas. O fato de dizê-la, não garante sorte, não garante abundância. Você pode agradecer como de costume, que não será vítima de mau agouro. Via de regra, a gratidão é algo tão intenso nas suas ações, que estas inspiram aos demais. Vibracionalmente pode tornar a rotina mais leve e melhor.

A grande potência é a ação.

Gastar a palavra em assinaturas de e-mails, conversas casuais e mensagens, é apenas “banalizar o uso”. No caso de profissionais da saúde holística integrativa, vimos que passou a ser uma tendência quase impositiva. Para expressar sua verdadeira gratidão, vale sempre checar se a cada uso da palavra suas ações diárias são condizentes, se há empenho em colocar-se no lugar do outro, se há aceitação e generosidade no seu tempo presente, transformando o que a vida oferece, seja o que for, numa riqueza maior, para ser efetivamente grato.

Portanto, gratidão é conexão. É atitude. Quando isso acontece, há a valorização de gestos simples, como verdadeiros presentes, como uma resposta natural da vida e sua resposta pessoal ao mundo. Na gratidão, existe um sentimento experimentado de alta vibração. “Uma energia que nutre”. Dessa forma, queremos dizer “obrigada” por sua presença e seu tempo de leitura. E assim expressarmos o que nos passa internamente: Nossa verdadeira gratidão pelo dia de hoje.

bottom of page