top of page

Atenção primária na saúde integrativa


Quando falamos em atenção primária na saúde, percebemos que um é tema frequentemente atribuído à saúde pública.

Também temos atenção primária na saúde privada com um papel claro na prestação de cuidados básicos essenciais, personalizados e que podem representar facilidade de acesso, redução de complicações, menor custo e maior possibilidade de integração de equipes interdisciplinares.


Aqui, um parágrafo especial para equipes interdisciplinares:

Gestão e jornada do paciente, são dois aspectos igualmente relevantes.

A comunicação entre os profissionais deve ser constante de forma a garantir a qualidade dos cuidados, tomada de decisões, redução de erros, minimização de falhas, documentação consistente, colaboração e suporte, resolução de conflitos, troca de conhecimentos, otimização de recursos, inovação e melhoria contínuas e superação da expectativa inicial do paciente.

A atenção primária na saúde privada funciona com princípios similares aos da saúde pública, mas com algumas diferenças significativas em termos de acesso, financiamento e estrutura organizacional, principalmente pelo fato de o usuário ter condições de escolha sobre o profissional que irá atendê-lo.

Podemos ainda citar o tempo menor de espera por consultas, as formas de financiamento de planos, estrutura e organização física dos locais de atendimento, acessos mais rápidos a realização de check-ups e serviços de diagnóstico mais modernos.

Hoje no entanto, encontramos os desafios financeiros que acometem as mais diferentes classes sociais, com pouca ou nenhuma cobertura de planos privados a diversos tratamentos clínicos.

Um outro desafio é a fragmentação do cuidado, em especial para profissionais da saúde integrativa que trabalhem sozinhos ou que não tenham um bom networking.

Como tendência, os profissionais tem formado grupos de saúde integrativa e passam a oferecer o serviço de saúde da família, num centro de saúde holística integrado.


Surgem então as clínicas privadas independentes com planos acessíveis, como instituições que combinam diversas especialidades e serviços em um único local, proporcionando cuidados coordenados e abrangentes.

Com essa demanda, desenvolvemos os protocolos para o atendimento em atenção primária com estratificação de riscos e que permitem identificar pacientes com maior necessidade de acompanhamento para outras especialidades da saúde e necessidades de intervenções mais intensivas, tornando mais seguro e mais respeitado o trabalho do profissional das terapias holísticas integrativas/práticas integrativas complementares.


Você, profissional da saúde integrativa e Membro da Comunidade Brasileira de Naturopatia, pode solicitar estes e outros de nossos produtos desenvolvidos para gestão de qualidade e Boas Práticas na saúde.

Comments


bottom of page