top of page

Autocuidado na primavera



Nosso corpo é fantástico. Além de inteligente e sincrônico entre seus diversos órgãos, tecidos, células e vísceras, possui um “relógio interno" que funciona de acordo com a luz do sol e reage de acordo com temperaturas e estações do ano.

Se você acredita que o corpo opera de forma idêntica ao longo de todo o ano e que nossa alimentação, sono, atividades e emoções são únicas, convido à esta breve leitura.

Sabemos que no inverno nosso corpo necessita de mais energia e calor. Na Primavera, verão e outono também precisamos de atenção e cuidados distintos.

A alimentação, atividade física e sono precisam estar adequados às diferentes estações do ano e cada um de nós deve prestar atenção no seu próprio corpo e seu comportamento para realizar as adaptações e mudanças necessárias também nas transições climáticas.

Passamos grande parte do dia em ambientes fechados e podemos até pensar que a alteração climática externa não nos afeta. As mudanças de estações do ano alteram o funcionamento do nosso corpo, das nossas emoções e humor. O que acontece “no externo” afeta “nosso interno” e é preciso aprender a nos conhecermos bem.

Segundo as bases filosóficas da Medicina Ayurveda ( Ayur=vida e veda=conhecimento), originária da Índia há milhares de anos, o ser humano é capaz de realizar sua própria autocura e muitas práticas milenares tanto do Ayruveda como da Medicina Tradicional Chinesa o direcionam para o seu equilíbrio integral.


A Primavera é a estação que representa o crescimento e a umidade. As mudanças das estações na natureza, segundo a Ayurveda e também a Medicina Tradicional Chinesa (nascida há milhares de anos inspirada na Ayurveda), exercem grande influência no ser humano, sobre os animais e em toda a natureza.

Nesta fase do ano, nosso corpo se prepara para crescer, construindo. Incluir mais atividades físicas para construir força, músculos e eliminar toxinas pode ser muito positivo. Como os dias são mais longos, pela posição do sol, o ideal é acordar mais cedo caminhar ao ar livre, com alimentação mais leve, menos gorduras, preferir verduras amargas, carnes magras, menos laticínios, consumir frutas frescas assim como reduzir sal.



Os chás são sempre bem-vindos em qualquer estação do ano.

Por isso mesmo, deixo aqui uma sugestão para preparar melhor o organismo para a primavera. Este chá ajuda a digestão, promove vigor, controle glicêmico e tem ação diurética (auxilia na eliminação de excesso de líquidos no corpo):

4 xícaras de água

1 colher (sopa) de canela em pó ou em pau de canela moído

¼ de colher (chá) de cúrcuma

1 colher (sopa) de adoçante natural (mel, agave)

1 colher (sopa) de gengibre ralado


Ferver a água e em seguida acrescentar a canela e a cúrcuma. Complete com o adoçante e o gengibre. Ferva por mais 2 minutos. Coe e beba o chá.


Os hábitos se transformam em nossa identidade. As mudanças podem assustar ou nos desencorajar, mas é necessário refletir e analisar nosso estilo de vida se desejarmos viver com mais leveza e saúde integral, incluindo mais longevidade com qualidade, prazer e alegria.


Texto de Fernanda Ornelas. Fernanda é Naturopata, membro da Comunidade Brasileira de Naturopatia. Dedica-se ao atendimento clínico e constante aperfeiçoamento através do estudo.

Fonte de referência:

“Mude seus hábitos, mude sua vida” Dr. Suha Kshirsagar, ed Sextante, 2018

Revisão técnica: Chris Buarque

Revisão geral: Claudia Lopes


bottom of page