Aromas, texturas, cores, formas e sons são alguns dos elementos percebidos no brand equity de uma marca.
Brand equity é um tema complexo e multidimensional que se utiliza de ferramentas que podem mensurar muitos valores. Mas a gente destaca o principal deles: o brand awareness (nível de reconhecimento e familiaridade que o consumidor tem com uma marca).
Ao pensar em estilo de vida o cliente pensa em sua marca?
Ao pensar em experiências de bem-estar ele pensa em sua marca?
Quando falamos em marketing olfativo, nos referimos a uma estratégia de marketing usada para criar associações positivas com uma marca, produto ou ambiente com a intenção de impactar a percepção do consumidor, influenciando seu comportamento de acordo com os objetivos da brand.
A memorização olfativa pede um aroma que se distingue e que influencia positivamente na recordação da marca e no reconhecimento da mesma para futuras interações.
Na experiência do cliente o marketing olfativo pode contribuir para uma percepção sensorial única, melhorando a qualidade do serviço oferecido. Por isso a identidade da marca é favorecida quando o marketing olfativo traduz a sua personalidade.
No sentido prático, percebemos o aumento do tempo de permanência em lojas, hotéis, spas e centros de bem-estar, levando a uma maior interação de compra, engajamento e registro pelo cliente.
Quando misturamos essências/óleos essenciais numa base hidroalcóolica, formamos um tipo de produto. A isso, não chamamos de marketing olfativo.
O desenvolvimento da identidade aromática de uma brand é um método que deve ser adaptado às diferentes culturas, porque marketing olfativo não diz respeito a um exato gosto pessoal. Está relacionado às culturas de marca e público.
Como estratégia, o objetivo é criar conexões emocionais positivas entre a marca e o consumidor, melhorar a experiência do cliente e gerar diferenciação em um mercado altamente competitivo.
Envolvendo o sentido do olfato, as marcas têm a oportunidade de criar uma impressão duradoura e positiva na mente dos consumidores.
Comments