top of page

A toxicidade suplementar


Os suplementos são substâncias que destinam-se a complementar uma alimentação saudável para que não haja carência de nutrientes no organismo. Por serem vendidos sem a necessidade de uma prescrição de um profissional da saúde especializado em dietética, o uso indiscriminado destes suplementos, pode causar intoxicação muitas vezes graves.

As fórmulas contém substancias naturais ou sintéticas que, em demasia, podem causar uma reação adversa ou levar a interações com outros medicamentos e/ou suplementos. Leigos no assunto, não conhecem as interações e reações adversas que podem ocorrer no organismo por conta das doses ou pela soma da mesma substância, contida em outros suplementos que também ingerem. Isso causa uma aumento do nível sérico de determinadas substâncias no organismo interferindo na homeostase corporal.


Como exemplo temos o artigo, Guerra V, Vieira Neto OM, Laurindo AF, Paula FJA de, Moysés Neto M. Hipercalcemia e comprometimento da função renal associada à toxicidade da vitamina D: relato de caso. Braz J Nephrol [Internet]. 2016Oct;38(Braz. J. Nephrol., 2016 38(4)). Disponível em: https://doi.org/10.5935/0101-2800.20160074, que relata uma hipercalcemia por excesso de vitamina D, que nesse caso se deu por ser administrado apenas 2000UI diárias, o que é um valor padrão e até baixo. Geralmente a toxicidade acontece a partir de 20.000UI diárias e por mais de 3 meses. Isso prova a necessidade em checar as necessidades individuais.

Os suplementos podem ser o herói ou o vilão. São perigosos, se administrados sem conhecimento e responsabilidade e a salvação, se prescrito com responsabilidade e bem direcionados. Assim como tudo na vida, o excesso ou carência vai nos afetar de algum modo, causando algum desequilíbrio no corpo que pode aparecer como uma dor de cabeça, náuseas, tonturas, diarreias, dores locais ou difusas, aumento do ritmo cardíaco entre outros sintomas, e em casos mais graves até levar a óbito.

Seja responsável por você e principalmente com seu paciente. Não se deixe levar pelas promessas de curas milagrosas e rápidas.


Texto de Júlia Assunção. Júlia é Membro da Comunidade Brasileira de Naturopatia. Reside em Portugal e dedica-se especialmente à alimentação saudável e à Aromaterapia, duas de suas grandes paixões.

Revisão técnica: Chris Buarque.

Revisão geral: Claudia Lopes.

Edição e publicação: Time de Comunicação.




Comentários


bottom of page