top of page

Os problemas atuais de comunicação


Habilidades de um Naturopata:

A Comunicação tem sido um dos maiores problemas enfrentados pela Naturopatia.

Este déficit está relacionado aos elementos presentes na transmissão da mensagem.

Vejamos sobre o transmissor: deve ler e compreender materiais relacionados ao trabalho: estudar. Tornar-se "senhor da mensagem".

Para que a comunicação ocorra, visamos que o contexto da mensagem, o que hoje chamamos de “conteúdo”, seja absorvido.

Por ser área da saúde, a Naturopatia lida com “razão e soluções”.

Aqui, temos a razão como a causa. E soluções como tudo o que pode ser direcionado tendo em vista as consequências. E nem todas terão lugar de solução na Naturopatia. Por isso, a transdisciplinaridade.

Citemos alguns problemas graves na comunicação:

Ajudo a você a encontrar a sua felicidade

Sou especialista

Sou Master

Sou Terapeuta

Vejo a sua aura

Sou terapeuta Ortomolecular

Neste ponto, vale um reforço: A própria Medicina convencional, por desgaste e mal uso do termo “medicina ortomolecular” há muito já adotou outras nomenclaturas a respeito. De qualquer forma perguntamos: Você fez Medicina Ortomolecular? É Bioquímico (a) ou fez um módulo sobre vitaminas minerais e suplementação?

Outras mais:

Ajudo a você a se reconectar

Guio você

Medicina e saúde”: esta última, também vale uma pergunta: Você é médica ou médico?

Observe que quando algo está errado, tem tudo para dar errado.

São muitas terminologias não apropriadas e que passaram a ter uso frequente. Não se sabe se é autoral, ou induzidas por Instituições preocupadas unicamente com o comercial. Se é autoral, cuidado! Se é induzido, questione e se adeque. Nas duas formas, o risco é apenas seu.

Vamos ao ponto autodenominação e contexto na comunicação, uma vez que todos viraram “terapeutas”.



Terapeuta é um profissional da saúde que atua nas áreas clínicas da Psicologia, Psiquiatria, Psicopedagocia e Psicanálise. Desta forma, evite o uso da palavra “terapeuta” sem que esteja associado a um sufixo que a designe.

Adeque o uso para: Terapeuta Floral. Terapeuta Acupunturista, como exemplos.

Comunicação em vídeos:

As autodenominações geram expectativas no mesmo grau de autoqualificação.

Veja se a descrição de sua BIO está de acordo com a qualidade de seus textos e vídeos e sua real qualificação. Você pode ser questionado. Talvez não corresponda. Recomendamos inclusive que assista aos seus vídeos. Provavelmente você irá prepará-los melhor e evitará um volume aleatório, não consumível.

Vamos fazer um parêntesis aqui: “número de visualizações não significa conteúdo consumível”. Interatividade e adesão, sim. Visualizações podem acontecer até “sem querer”. Dessa forma, convém analisar o custo-benefício de suas ações.

Reconheça a natureza do seu problema:

Tem sido muito comum ver os colegas da Naturopatia como “resolvedores” de todas as mazelas, exceto as suas próprias. Por isso ficamos muito felizes quando recebemos profissionais com senso crítico, não apenas do mundo e dos outros, mas sobre si mesmo. Esses são os verdadeiros agentes da saúde transformadores.

Reconhecer que mudanças importantes já estão acontecendo dentro de um sistema, pode tirar você da mesmice da repetição na linguagem.

Enquanto isso, verifique:

O que você tem agregado à Naturopatia?

O que você tem tido de resultado no volume de comunicação gerado? Seguidores?

Qual a representatividade de “número de seguidores” na sua atividade clínica?

Como tem sido seu reconhecimento profissional?

Como está sua captação de clientes x volume de material produzido?

Outro dilema enfrentado na Naturopatia é a “busca pelo respeito” e reconhecimento da categoria profissional.

A sua comunicação pode colaborar para mais ou para menos. Tanto para o respeito quanto para depreciação. Você esta na área da saúde. Não cabem brincadeiras, haja visto que o terceiro elemento da comunicação é o receptor. Você pode gastar horas do seu valioso tempo na produção do que julga como “conteúdo”. Será justamente o receptor quem fará a validação, com base no entendimento e funcionalidade da mensagem. Um profissional Naturopata é aquele (a) que usa métodos naturais minimamente invasivos para promover a saúde do indivíduo. Complementa-se sem riscos ou interações ao tratamento médico convencional.

Dito isto, perguntamos:

Por que você deprecia a medicina convencional? Um elemento positivo na sua comunicação, será entender a amplitude da descrição acima e agir de acordo.

Outro aspecto falho na comunicação:

"Ajudo a você a ficar FIT.

Você é Nutricionista? Você pode se perguntar:

- Como faço para ganhar dinheiro, então?

Nossa resposta:

- Com integridade. Evite riscos e comprometimento de seu nome e da classe da qual você faz parte.

Alguns Naturopatas se queixam do fato de que usuários do método ainda não saibam descrever do que se trata a Naturopatia.

Membros da Comunidade Brasileira de Naturopatia percebem a diferença,a partir da comunicação correta. A partir dela, o cliente/paciente passa a entender onde ele está, a qualidade do profissional que o atenderá e a Ciência por trás das técnicas terapêuticas.

Por fim, e não menos importante, tem sido a comunicação que coloca toda e qualquer técnica terapêutica no escopo da Naturopatia.


A Naturopatia tem os pilares na Medicina Indiana, Medicina Chinesa e Medicina de Hipócrates. Qualquer técnica que não faça parte desta contextualização, não é Naturopatia.


bottom of page