top of page

Ansiedade em jovens adolescentes e a Terapia Floral


Estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) mostra que 36% dos jovens no Brasil apresentaram sintomas de depressão e ansiedade durante a pandemia. Segundo o Prof. Guilherme Polanczyk, a pandemia afetou negativamente crianças e adolescentes, aumentando os níveis de estresse emocional e podendo levar ao desenvolvimento de transtornos psicológicos Muitas vezes, as crianças e os adolescentes não expressam no comportamento e também não contam para os pais que estão sofrendo sintomas ou vivências de muita ansiedade ou estresse. A pandemia afetou negativamente o desenvolvimento dos jovens, podendo ter agravado o quadro clínico daqueles que possuíam condições prévias.

A ansiedade é um sentimento de medo, pavor e desconforto. Um transtorno que pode gerar sintomas físicos como por exemplo, suor frio e batimentos cardíacos acelerados. Um certo grau de ansiedade também pode ser uma reação normal ao estresse fazendo com que você estude mais antes de uma prova, sendo portanto, positiva. Mas para pessoas com transtornos de ansiedade, o medo não é temporário. Pode ser esmagador e transformar-se numa espécie de pânico, gerando doenças. Nesse texto fazemos referência aos florais de Bach como importantes auxiliares no tratamento da ansiedade de jovens.

Os Florais de Bach são essências energéticas utilizadas no tratamento emocional, acalmando, e transformando os sentimentos ruins em sensações de bem-estar e maior conforto. Foram criados pelo médico inglês bacteriologista, homeopata e herbalista Dr. Edward Bach, no Reino Unido, no início do século XX. Tendo dedicado grande parte de sua vida à Medicina, em certo momento percebeu que o mesmo tratamento aplicado a pessoas diferentes nem sempre levava à cura da enfermidade e que os medicamentos eficazes para alguns não atuavam em outros. Percebeu ainda que pessoas com personalidades semelhantes entre si, apresentavam melhora com o mesmo medicamento. “Pensemos em como o paciente vê a vida. Não nos fixemos na enfermidade.” Em seu livro: Os Remédios Florais do Dr. Bach, numa clara alusão ao doente e não exatamente à doença.

A doença não surge de uma hora para outra. É fruto de uma sucessão de experiências estressantes acompanhadas por uma fragilidade do mecanismo de proteção. Cada flor escolhida pelo Dr. Bach tornou-se a chave para trabalhar um processo de transformação. Florais não são drogas. Não são medicamentos. Não contém ingredientes ativos. Agem no ser humano de forma sutil. Não possuem contraindicações.

Citamos abaixo alguns dos Florais de Bach que podem ser utilizados para adolescentes que apresentem sintomas de depressão e ansiedade.

  1. Agrimony é indicado para tortura mental muitas vezes oculta por um rosto alegre. Vai proporcionar a paz interior, sinceridade e alegria verdadeira, ajuda a pessoa a ser ela mesma.

  2. Aspen é indicado para medos e preocupações de origem desconhecida.

  3. Mimulus dá mais coragem para enfrentar os medos. Muito bom para quem sofre de ansiedade social.

  4. Impatiens gera equilíbrio para as novas e atribuladas rotinas. Um grande auxiliar na irritabilidade, impaciência e dor.

Os Naturopatas do Brasil, que fazem parte da Comunidade Brasileira de Naturopatia, reforçam a importância do acompanhamento médico, realização de exames clínicos (físicos, séricos e de imagem) tanto como checkup, como para monitoramento de doenças. Para você saber o que esperar de uma consulta bem conduzida na Naturopatia, envie suas dúvidas para: naturopatasdobrasil@gmail.com.

Texto de: Andreia Rodrigues Carelli Marques, Fernanda de Ornelas e Ivalter Silva Junior. (Membros do grupo Comitê de Saúde, da Comunidade Brasileira de Naturopatia.)

Texto com revisão técnica de Chris Buarque e revisão geral de Claudia Lopes. Escrito com base em referências da obra: Tratado de Medicina floral Santos, Maria Cristina Nogueira Godinho dos. editora Madras e estudo publicado no Jornal da USP

Nossos textos passam por revisão de especialistas e consulta de parâmetros de saúde em publicações como medlineplus.gov.

bottom of page