top of page

Beleza todo dia: receita para pele oleosa

Sobre a pele oleosa e propensa à acne:

Muitos cosméticos naturais artesanais têm a presença de óleos e manteigas vegetais que podem causar acne por obstrução mecânica do folículo pilossebáceo.

A falta de conhecimento a respeito da fisiologia da pele e da bioquímica, pode gerar agravos com o uso de cosméticos naturais contraindicados à pele oleosa.

No segundo momento, o consultante recorre à dermatologia clínica para reverter os danos, após relatar o histórico com o uso de produtos naturais artesanais. Isso gera uma reação de classes. E a parte mais frágil do sistema nesses casos é a Naturopatia.

As causas da pele oleosa são muitas. Frequentemente, há uma predisposição genética, e as mudanças hormonais durante a puberdade ou após a gravidez, estresse psicológico, alimentação gordurosa ou uso de produtos de beleza inadequados podem ser os alguns fatores agravantes.

Ação seboreguladora

Por melhor que seja o produto cosmético, e aqui falamos de ingredientes ativos com eficácia comprovada no combate à acne e à oleosidade excessiva, são múltiplas as causas de uma pele com propensão à acne. Isso quer dizer que o tratamento também é interdisciplinar. A alimentação é uma grande aliada e uma dieta saudável rica em substâncias vitais contribui para o bem-estar físico e a saúde da pele. A dieta qualitativa deve incluir alimentos com maior teor de vitamina B5 (ácido pantotênico) em seu cardápio. O ácido pantotênico promove a cicatrização de feridas e ajuda a regular a produção de sebo. Aveia e nozes são boas fontes de vitamina B5.

Outras substâncias essenciais para uma pele saudável são as vitaminas B7, B9 (ácido fólico), A, C e os minerais zinco e selênio.

A importância de um bom agente de limpeza:

Além de uma dieta rica em nutrientes, é fundamental limpar a pele do excesso de sebo, suor e sujeira uma ou duas vezes ao dia. Uma limpeza suave é ideal para pele oleosa, por exemplo, com argila verde.

Após a limpeza, a pele é primeiro enxaguada com água morna e depois com água fria. Isso ajuda a remover completamente os resíduos e a regular a produção de sebo. Evite sempre o uso de água quente.

Um hidratante diurno adequado é uma emulsão de óleo em água. Seu alto teor de água esfria e hidrata a pele e, após a evaporação, permanece uma camada protetora de lipídios. Para quem prefere, o gel de Aloe vera fornece muita hidratação à pele e tem um efeito antibacteriano. Funciona bem como agente preventivo de um quadro de acne. Na grande maioria dos casos, não funciona sozinho para um quadro de acne inflamatória. Um fornecimento equilibrado de umidade ajuda a prevenir a produção excessiva de sebo. Ao contrário, sabonetes e outros produtos de higiene e cosméticos tendem a ressecar a pele e estimular a produção excessiva de sebo. É aconselhável usar quantidades muito pequenas ou escolher produtos naturais e macios. Além disso, uma esfoliação uma vez por semana remove suavemente o excesso de sebo e impurezas. Esfoliações fortes feitas com partículas muito abrasivas, podem agravar tanto a oleosidade como um quadro de acne já instalado.

Máscara de argila

3 colheres de sopa de argila verde

1,5 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico

1,5 colheres de sopa de água de rosas

5 gotas de óleo essencial de lavanda

Misture os ingredientes e aplique sobre a pele limpa. Enxague após 20 minutos. Hidrate a pele em seguida.

Obs.: sugestão de fórmula não indicada para comercialização. Uso imediato

bottom of page