top of page

Caspa: causas e tratamento

Dermatoses eritematoescamosas do couro cabeludo

Dermatite seborreica é um distúrbio crônico relativamente comum que se desenvolve em indivíduos predispostos.

Aparece na infância, torna-se mais evidente na puberdade, persiste na vida adulta e diminui gradualmente na velhice. Os homens são mais afetados que as mulheres. A causa é desconhecida. É provável que a predisposição seja determinada geneticamente. Os fatores agravantes incluem hábitos alimentares, estresse emocional e infecção.

Sinais:

Surgem quase sempre na infância como erupção escamosa ou em crostas extensas no couro cabeludo. Eventualmente esses sintomas regridem, mas na puberdade, o “esfarelamento”(caspa) reaparece, geralmente afetando todo o couro cabeludo. Nos casos mais graves, há placas avermelhadas cobertas por escamas amarelas “graxentas” e, eventualmente crostas. Outras áreas pilosas, como sobrancelhas, cílios, tórax e regiões púbicas, podem também ser afetadas. Pode haver coceira nessas regiões.

Xampus

Tanto o couro cabeludo quanto o cabelo estão sujeitos a várias impurezas que compõe o ambiente. Poluição do ar, fuligem de escapamento dos carros, polímeros e resíduos provenientes de produtos capilares, como gel fixador, hair spray, mousses, condicionadores, produtos leave-in etc; além das sujidades do próprio organismo como células mortas e sebo da glândula sebácea, que contribuem para esse acúmulo.

O cabelo sujo perde brilho, tornando-se opaco, pesado, oleoso e até com mau cheiro.

Qual a principal função do xampu?

Primeiramente, todo cabelo requer um xampu específico para seu cuidado.

Um xampu deve promover a limpeza do cabelo e do couro cabeludo de maneira eficaz em curto período de aplicação.

Quando se compra um xampu, espera-se mais do que uma simples limpeza. Espera-se condicionamento, espuma abundante, fragrância agradável, ativos diferenciados e tecnologia de última geração.

O consumidor normalmente mede a qualidade de um xampu, pelo seu poder espumante.

Mas nem sempre para se obter uma boa espuma, é preciso agregar muito detergente. O balanço e a interação entre todos os componentes é o que deve ser levado em conta para se manipular um bom xampu.

BRILHO:

Uma boa limpeza, com a carga tensoativa adequada, devolverá o brilho natural das fibras capilares. O xampu remove a oleosidade presente nas fibras e no couro cabeludo, porém é necessário que haja também reposição dessa camada lipídica protetora. Essa camada é responsável pelo aspecto de maciez e brilho dos fios.

VOLUME:

Um produto balanceado não deverá causar o acúmulo de carga estática (elétrica) no cabelo, deixando-o com volume natural. Do mesmo modo, não deve pesar no cabelo, deixando-o opaco e sem brilho. A maciez é item que deve acompanhar a performance do xampu, para isso a base do xampu tem que ser diferenciada.

Componentes principais para a formulação de um bom xampu:

Os componentes principais para a formulação de um bom xampu compreendem a utilização de agentes de limpeza, estabilizadores de espuma, agentes condicionantes, princípios ativos, espessantes, opacificantes, acidulantes, sequestrantes, essência, corante e conservante.

Na próxima vez que escolher seu xampu, antes mesmo de pensar em modismos, pense na individualidade do seu cabelo.

E lembre-se: mesmo para fazer uma formulação aparentemente simples como um xampu, são necessários ingredientes ativos de qualidade e técnica apurada para a elaboração do produto.

Para ajudar aqueles que estão no meio de uma crise de caspa, vamos deixar uma sugestão:

Para 100 ml de xampu neutro (pode ser xampu infantil), adicione 5 ml de óleo essencial de melaleuca (100 gotas). Misture bem.

Modo de usar:

Umedeça os cabelos;

Aplique o xampu no couro cabeludo. Massageie com as pontas dos dedos suavemente por 1 minuto. Deixe agir 1 minuto. Enxágue. Uso diário.

Obs:

Óleo essencial deve vir em vidro escuro, com lacre.

Tampa tipo batoque gotejadora

Rótulo com o nome popular do óleo essencial e nome botânico em itálico.

Sem adição de óleos vegetais.

Fora dessas especificações mais simples, você está comprando essência sintética sem benefício terapêutico.

bottom of page