top of page

Marketing de conteúdo


Para falar desse assunto precisamos definir o que é conteúdo e o que é marketing de conteúdo.

Conteúdo é uma informação ou conhecimento que você tem. Pode estar em todos os lugares. Um manual de instrução é um conteúdo. Regras de atendimento ao cliente também é um tipo de conteúdo.

O marketing de conteúdo é atrair um público para uma experiência (ou “destino”) que você possui, constrói e otimiza para atingir seus objetivos de marketing. Marketing de conteúdo é educacional. Não é dizer que seu trabalho ou produto é bom ou ótimo. Qualidade não é diferencial. Deve fazer parte do produto ou serviço oferecidos.

Tudo isso também é diferente de marketing de produtos. Neste, temos: garantia de venda e informações técnicas e vantagens da performance de um produto. O marketing de conteúdo envolve contexto educacional que responda a perguntas que as pessoas têm e forneça algo que elas não podem encontrar da mesma forma em outro lugar. É o que transforma o seu produto ou serviço, por mais comum que seja, em algo único. Como consequência deste nível de divulgação, sua marca se torna um recurso confiável e presente na mente das pessoas e potenciais clientes. “Centenas e milhares” não é o seu público. É o marketing de conteúdo que alinha você e seu público.

Por que o marketing de conteúdo não é para todos?

Porque hoje ele é confundido com volume de postagens. O marketing de conteúdo exige muito trabalho, persistência e paciência. Mas pode ser uma abordagem ideal se você quer fazer parte deste esforço e se você tem o “conteúdo” para agregar uma melhor experiência educacional aos seus clientes, ao mesmo tempo em que causa um impacto positivo nos negócios em termos de percepção e resultados. Outra razão pela qual as organizações usam o marketing de conteúdo é, “criar clientes mais fiéis”. Esse ponto tem o potencial de aumentar as vendas por meio de vendas cruzadas ou vendas adicionais. Em alguns casos, a própria marca pode rentabilizar o conteúdo.

O que não é marketing de conteúdo:

Cópia de conteúdos. Marketing de conteúdo vai a fundo. Por ser educacional, atualiza o conhecimento e pode ser disruptivo, por qualificar uma nova experiência.

Marketing na saúde holística integrativa:

O marketing de conteúdo na saúde é importante por construir relacionamentos a partir de um ativo intangível: a própria saúde. Seus prospects estarão lendo sobre os serviços que você oferece e que são muito parecidos com os serviços que centenas ou milhares já oferecem. As conversões que você espera serão construídas em relacionamentos que resultem em maior fidelidade. Está longe de ser o mesmo assunto de “volume de postagens. Você cansa a audiência com volumes de postagens que não agregam valor. Sua marca precisa estar num senso de comunidade. E de preferência, claro, na saúde.

Mídia social

Com mais de 3,6 bilhões de usuários globais de mídia social, todo mundo quer aparecer. São muitas as plataformas e uma pergunta que você pode começar a responder é:

Por que a sua página, em qualquer uma das muitas opções de mídia, deve ser vista e considerada em detrimento de outras?

O que você agrega?

Como é sua narrativa?

Revisão ortográfica e gramatical. É feita?

Como é a apresentação de sua imagem?

Há dúvidas sobre seu objetivo em suas mídias?

Quando você se comunica por vídeo, você narra sem aparecer? Faz apenas leitura de slides?

Quando você se comunica por vídeo, o que você apresenta é algo inovador ou você se repete?

Sobre seus anúncios pagos com bom design, eles são fiéis à sua marca e seus serviços?

A experiência que será percebida por seu cliente é a mesma de seu anúncio?

Marketing de conteúdo visa a fidelização. Vender uma vez é bom mas é “comércio”. Fidelização e identificação é marketing de conteúdo e inteligência de negócios.

Um dos cursos mais procurados na Comunidade Brasileira de Naturopatia é “Marketing na Saúde e inteligência de negócios“, porque tudo envolve técnica. Ele é individual. O mercado atual não é para “curiosos”. Requer preparação e experiência.

bottom of page