top of page

<strong>Etiqueta: Regras de ouro em grupos de Whatsapp e Telegram</strong>


Peça sempre licença para publicar algo de seu interesse. Antes de fazê-lo, verifique se você é uma pessoa que agrega informações para todos ou se só aparece para tirar dúvidas, fazendo do grupo um portal de serviços ou um outdoor.

Um grupo não é plataforma política (a menos que este seja o seu propósito).

Revise seus textos. Na correria da digitação, alguns erros passam. Porém muitas vezes, o texto fica sem sentido.

Revise sua ideia e evite chamar a atenção de alguém, num grupo. Você pode conversar em mensagem privada. Nunca use um grupo para repreender outra pessoa ou apresentar queixas. Se você tiver um problema, resolva-o individualmente com a pessoa relevante.

Sempre que houver bate-papo, participe. Pode ser difícil acompanhar todas as conversas, mas apareça de vez em quando. Assim o grupo percebe a sua disponibilidade.

Fique no tópico. Se alguém lançou algum tema, aguarde um tempo antes de lançar uma nova ideia.

Parece óbvio, mas não compartilhe dados pessoais ou histórias que só interessam a você e não têm relação com o propósito do grupo.

Evite sair de um bate-papo. Hoje já estamos mais atualizados. Sabemos evitar gafes. Peça licença também para sair.

Não adicione pessoas sem pedir permissão ou esclarecer o convite. Muitas vezes a pessoa nem sabe o que ela mesma está fazendo no grupo.

Respeite o período da noite. Muitos não podem silenciar notificações, pois aguardam algo de extrema importância. Entre 21:00 e 07:00 só publique algo se for uma emergência. Dessa forma, todos no grupo perceberão que você precisa de ajuda e alguém poderá ajudá-lo(a).

Faça do grupo um lugar gentil. Não faça aos outros aquilo que não gostaria que fosse feito a você.

Sempre mantenha o propósito do grupo! Não compartilhe mensagens irrelevantes sobre outros tópicos.

Não faça spam no grupo! Se você quiser um grupo para compartilhar memes, anúncios ou ofertas, crie um para esse propósito exato e convide outras pessoas para participar.

Se você estiver espreitando em um bate-papo em grupo e “vendo” todas as mensagens, ocasionalmente responda com *algo* para remover a vibração de perseguidor que inevitavelmente se desenvolve.

Não tenha conversas individuais no grupo. Mude para mensagens privadas.

Se uma mensagem pedir uma resposta positiva como um RSVP, não responda negativamente. Só fale se puder comparecer. Não gere duplicidade ao RSVP se uma segunda chamada para ação for enviada para o mesmo evento.

Se alguém fizer uma pergunta e você não souber a resposta, não responda com “não sei”. Basta esperar que alguém que saiba a resposta responda.

Se alguém fizer uma pergunta de natureza pessoal (como pedir conselhos) não responda se alguém já o fez, ou responda diretamente à pessoa em mensagem privada.

Verifique suas fontes antes de compartilhar informações.

Não adicione pessoas aleatórias a um grupo unido.

Sempre pergunte a alguém se você pode adicioná-lo (a) antes de fazê-lo.

Não envie mensagens desnecessárias. Ninguém quer que seus últimos 3 GB sejam usados ​​em memes sem utilidade.

Se for um grupo para uma atividade temporária, quando o grupo tiver servido ao seu propósito, exclua-o.

Clique em “Mudo” nas configurações de seus grupos (a menos que você faça parte de um grupo de resgate de emergência). Este é um protetor de lucidez mental. Você ainda receberá todas as mensagens, mas seu telefone não vibrará ou fará barulho para cada uma delas.

Texto: Chris Buarque. Diretora Científica da Comunidade Brasileira de Naturopatia

bottom of page