Em todas as profissões, o mercado tem um quadro heterogêneo formado por bons profissionais ou não. Antes de um processo avaliativo, a maioria acredita enquadrar-se na primeira categoria: a dos bons profissionais.
O que é ser um bom profissional?
É saber desenvolver habilidades relevantes e tendo desenvolvido, participar de aperfeiçoamento constante da habilidade adquirida.
Saber construir redes de contatos e valorizar o relacionamento com pessoas influentes dispostas a colaborar.
Ser proativo e gostar de assumir responsabilidades como uma forma de desafio e experiência na construção de valores.
Desenvolver a habilidade de comunicação: falar e escrever muito bem o seu próprio idioma.
Demonstrar comprometimento e ética no trabalho
Cultivar uma marca pessoal forte. Evite manchar a sua reputação por seduções fáceis. Não vale a pena. Busque sempre estar em boas companhias.
O mercado de trabalho na Naturopatia
Em clínicas:
Com a realização de consultas individuais com os pacientes. O Naturopata avalia a saúde geral com base nas técnicas avaliativas da Naturopatia, identificando desequilíbrios e recomendando terapias naturais, com mudanças no estilo de vida.
Com a Medicina funcional:
Abordagem holística junto à equipe hospitalar, combinando técnicas naturopáticas com testes de laboratórios avançados, como análise hormonal, testes genéticos e avaliação da saúde intestinal.
Fitoterapia:
Naturopatas podem especializar-se em Fitoterapia e Herbologia, conhecendo profundamente as propriedades das plantas medicinais e fazendo as recomendações aos pacientes.
Medicina energética:
Alguns profissionais dedicam-se à medicina vibracional, com vistas ao equilíbrio do corpo e incentivando as condições fisiológicas de autocura.
Ensino e pesquisa:
Atividade desempenhada como educadores e formadores.
Normalmente destinada aqueles que tenham o mínimo de 15 a 20 anos de atividade clínica e construção acadêmica, podendo também contribuir ou realizar pesquisas científicas.
É importante não se aventurar. Conseguir destaque profissional requer muito empenho e tempo. A maioria está com pressa. Recomenda-se também a devida atenção no campo de atuação, para evitar equívocos com Conselhos de outras profissões.
Mantenha-se motivado, invista em bons grupos de desenvolvimento e persevere.
Torne-se um Membro da Comunidade Brasileira de Naturopatia.
Cadastre-se em nosso site, apresentando-se com seus dados (tel. e-mail e endereço de rede social). Nosso time fará contato com você.
😀ótimo texto. Reputação e experiência não são contruídas em 1 dia ou 1 ano.