top of page

O mercado de trabalho na Naturopatia


Em todas as profissões, o mercado tem um quadro heterogêneo formado por bons profissionais ou não. Antes de um processo avaliativo, a maioria acredita enquadrar-se na primeira categoria: a dos bons profissionais.


O que é ser um bom profissional?


É saber desenvolver habilidades relevantes e tendo desenvolvido, participar de aperfeiçoamento constante da habilidade adquirida.

Saber construir redes de contatos e valorizar o relacionamento com pessoas influentes dispostas a colaborar.

Ser proativo e gostar de assumir responsabilidades como uma forma de desafio e experiência na construção de valores.

Desenvolver a habilidade de comunicação: falar e escrever muito bem o seu próprio idioma.

Demonstrar comprometimento e ética no trabalho

Cultivar uma marca pessoal forte. Evite manchar a sua reputação por seduções fáceis. Não vale a pena. Busque sempre estar em boas companhias.


O mercado de trabalho na Naturopatia


Em clínicas:

Com a realização de consultas individuais com os pacientes. O Naturopata avalia a saúde geral com base nas técnicas avaliativas da Naturopatia, identificando desequilíbrios e recomendando terapias naturais, com mudanças no estilo de vida.

Com a Medicina funcional:

Abordagem holística junto à equipe hospitalar, combinando técnicas naturopáticas com testes de laboratórios avançados, como análise hormonal, testes genéticos e avaliação da saúde intestinal.

Fitoterapia:

Naturopatas podem especializar-se em Fitoterapia e Herbologia, conhecendo profundamente as propriedades das plantas medicinais e fazendo as recomendações aos pacientes.

Medicina energética:

Alguns profissionais dedicam-se à medicina vibracional, com vistas ao equilíbrio do corpo e incentivando as condições fisiológicas de autocura.

Ensino e pesquisa:

Atividade desempenhada como educadores e formadores.

Normalmente destinada aqueles que tenham o mínimo de 15 a 20 anos de atividade clínica e construção acadêmica, podendo também contribuir ou realizar pesquisas científicas.


É importante não se aventurar. Conseguir destaque profissional requer muito empenho e tempo. A maioria está com pressa. Recomenda-se também a devida atenção no campo de atuação, para evitar equívocos com Conselhos de outras profissões.


Mantenha-se motivado, invista em bons grupos de desenvolvimento e persevere.

Torne-se um Membro da Comunidade Brasileira de Naturopatia.

Cadastre-se em nosso site, apresentando-se com seus dados (tel. e-mail e endereço de rede social). Nosso time fará contato com você.

bottom of page