top of page

Os benefícios da terapia floral no climatério e menopausa

Colab: Fernanda Ornelas. Revisão técnica: Chris Buarque. Revisão geral: Claudia Lopes

Um pouquinho sobre os florais:

Florais são essências extraídas de flores que atuam no equilíbrio do ser humano nos aspectos emocionais, mentais, físicos. Agem de forma sutil e vibracional, sem causar dependência ou interferir em outros tratamentos como os alopáticos, por exemplo. Por não conterem princípios ativos, não causam reações adversas. Qualquer pessoa pode se beneficiar do uso da Terapia Floral

Como a Terapia Floral pode ajudar a tratar questões ligadas à Menopausa e Climatério?

Os Florais transformam, acionam os mecanismos internos já existentes em cada pessoa, trazem leveza e bem-estar. Facilitam a percepção do lado positivo da vida, a fé, a coragem, iniciativa, força e vigor e qualidades inatas. Ajudam a resgatar nossa natureza original. Nossa própria essência. No climatério e menopausa, aspectos emocionais já existentes na mulher e outros que surgem, podem ser aliviados e até deixarem de existir, durante e após estes períodos, com a ajuda das essências. Elas atuam nas causas-raízes, ou seja, onde se origina o problema, ao invés de tratar os sintomas.

Alguns aspectos mais relevantes e típicos desta fase, que podem ser aliviados com o uso da Terapia Floral:

– Incômodo com a aparência física: algumas mulheres se sentem feias, “velhas” e inchadas. Podem engordar, devido a retenção de líquidos e um metabolismo mais lento.

– Mudanças de humor de forma mais intensa: que geram irritabilidade, depressão, queda da libido, inseguranças e tristeza por se sentirem “improdutivas”.

– Alteração hormonal: com queda de cabelo, memória mais fraca, aumento de peso, pele opaca, secura vaginal, fogachos (calor excessivo), insônia.

– Síndrome do ninho vazio: quando os filhos se mudam da casa dos pais, as mulheres em especial, podem sentir que perderam parte importante de sua referência: os filhos.

Mudanças dolorosas na vida profissional: muitas mulheres não aceitam quando são demitidas por idade por não serem mais compatíveis às exigências e também por não terem objetivos e propósitos, o que traz o medo de perder a renda para viver, de não conseguir novo trabalho. Podem se sentir preteridas também nesta área da vida, além da vida pessoal.

– Alta exigência consigo mesma: agora maior, porque acreditam que precisam ser aprovadas pela sociedade, família ou par amoroso. Muitos divórcios e separações acontecem nesta fase, trazendo maior sofrimento para as mulheres como angústias, medos, falta de fé e inseguranças, além dos traumas das situações.

Alguns exemplos de como as essências florais (do sistema Bach) agem:

LARCH: auxilia na autoconfiança, na capacidade para o descobrimento do próprio potencial, intuição e percepção.

IMPATIENS: ajuda na paciência quando o outro é visto como lento; às questões ligadas irritabilidade, trazendo paz para inquietações e tempo de ponderação.

CRAB APPLE: ajuda a trabalhar a auto aceitação quanto à própria aparência física; é depurativa; ajuda a tratar complexos psicológicos; elimina toxinas.

CHICORY: atua de forma a reduzir carências afetivas, desperta a capacidade de amar, sem sufocar. Auxilia o desapego de pessoas para que todas sigam seus caminhos, de forma livre, sem perder o amor entre as mesmas.

A terapia floral deve ser conduzida por profissional capacitado(a) e certificado (a) já que o sistema floral, apesar de simples na sua natureza e produção, é complexo.

Importante: O uso da terapia floral não dispensa os tratamentos médicos prescritos.

.

bottom of page