top of page

Psicanálise e Naturopatia, e a relação de autocura


A Psicanálise é um método de estudo e investigação, como uma forma de olhar e também interpretar as relações sociais juntamente com outras ciências. Assim pode ser considerada uma via terapêutica e de tratamento de vários transtornos psíquicos.

A Naturopatia tem o papel de orientar as pessoas a mudarem seu estilo de vida, a concentrar seu processo de cura interior eliminando todos e quaisquer obstáculos existentes à sua saúde, estabelecendo um modo saudável de vida. Defendo a ideia que sendo uma forma de medicina integrativa, tanto a Naturopatia como a Psicanálise usam formas não invasivas para tratar os pacientes que buscam uma saúde integral.

Diante disso, resolvi escrever esse artigo, com o intuito de tentar fazer um paralelo entre elas, mostrando a importância que cada uma tem para a busca da qualidade de vida.


Falar da Psicanálise é falar de Freud. É atribuída a ele a citação “As psiconeuroses de defesa” em 1894, com o uso de termos em seu artigo, como: análise, análise psíquica, análise psicológica e análise hipnótica. Hoje, entende-se a Psicanálise como um método analítico-terapêutico, como um tipo de hermenêutica que tem um caráter investigativo que busca a interpretação do que está além do objeto.

As práticas Hipocráticas, Hidroterapia, Fitoterapia entre outras, estão presentes em diversos segmentos de ensino e prática.

A partir de 1980 a Naturopatia passou a ficar mais conhecida e com maior base científica com referências à Filosofia, Fisiopatologia e Anatomia, tornando-se um tratamento mais eficaz com chances muito pequenas de trazerem efeitos negativos. Acredita-se que hoje, apesar da sua historicidade eclética, os princípios desenvolvidos pela Naturopatia se tornaram universais e flexíveis podendo admitir uma variedade de práticas e estilos onde a importância e a responsabilidade do paciente em adotar e viver em um estilo de vida saudável é essencial.

Se pensarmos na palavra “temperança” que significa um determinado equilíbrio entre trabalho, exercícios, meditação e descanso, comer saudavelmente, viver emoções saudáveis dentro de uma vida ética e um ambiente agradável, compreenderemos a importância de buscar uma boa saúde dentro de uma totalidade. Como Psicanalista e Naturopata acredito que cada paciente é único e reage de forma diferente a tudo que o cerca, principalmente em relação a opções de tratamentos. Assim, nossa conduta terapêutica deve ser bem individualizada abordando todos os fatores individuais que estão causando a doença. Defendo a ideia de apresentar ao paciente a importância da promoção à sua saúde e conscientização sobre a necessidade de manter o equilíbrio, como forma de prevenção de doenças dentro das relações sociais. Isso define os princípios que permeiam essas duas nobres áreas.


Interpretação psicanalítica e a Naturopatia

Pesquisar o que está acessível à mente consciente é a base do funcionamento da interpretação psicanalítica.

Os elementos analisados podem ser: palavras ditas, sintomas, memórias acessíveis, lapsos, sonhos, atos falhos. O objetivo é a busca do que não está acessível como causa dos sintomas. Conteúdos considerados recalcados no próprio inconsciente. Segundo as palavras de Freud (1922), “chamamos a Psicanálise o trabalho pelo qual trazemos à consciência do paciente o psíquico reprimido nele”.


Dessa forma, compreende-se a Psicanálise como uma forma de tratamento que utiliza técnicas investigativas específicas para o tratamento de pacientes que buscam o autoconhecimento e/ou resoluções e entendimentos dos transtornos que assolam a sua psique. Sendo então a Naturopatia considerada como um conjunto de práticas da medicina integrativa que visa estimular a capacidade de auto curar-se, auxiliando no encontro de forças físicas e mentais para superar toda e qualquer doença.

Quando falamos então na atenção ao paciente e não na doença, acredito que essa é o verdadeira intersecção entre a Psicanálise e a Naturopatia. O propósito da Naturopatia é orientar as pessoas a mudarem seu estilo de vida, a concentrar seu processo de cura interior eliminando todos e quaisquer obstáculos existentes à sua saúde, estabelecendo um modo saudável de vida. Orientar para uma alimentação saudável enquanto filosofia de vida é relevante para repor o estado de saúde, acompanhada de técnicas variadas e métodos naturais.

Cláudio Baes é Membro da Comunidade Brasileira de Naturopatia e dedica-se ao estudo e atendimento como Naturopata e Psicanalista Clínico.

Revisão técnica: Chris Buarque

Revisão geral: Claudia Lopes

bottom of page