top of page

Quando ninguém gosta de você

Se nossa mente for receptiva aos sentidos externos sem nenhum tipo de controle ou consciência, seremos continuamente afetados por um processo de ação-reação com o meio ambiente.

Por exemplo, quando alguém não gosta de você.

Não tem problema. Nem você, gosta de todo mundo. Está tudo bem. Já imaginou se você reagir a tudo isso sempre? É importante direcionar a sua atenção para os pontos fundamentais do viver bem.

Se alguém não gostar de você, há duas formas de refletir sobre o tema:

  1. Esse é uma problema da outra pessoa.

  2. Como você pode ser mais amigável e sociável para despertar melhores sentimentos.

Além desses aspectos, não há outra opção saudável para você. Há mais atrativos para desfocar do que é valioso na vida, do que para focar. Abstrair-se dos sentidos. Chamamos de Pratyahara, no Yoga. Trata-se de uma operação mental que requer treino constante.

A abstração dos sentidos pertence a um dos 8 ramos do Yoga que Patanjali descreveu em seu Yoga Sutras. Uma definição melhor para a abstração dos sentidos é retirar a distração ou desconectar a mente dos impulsos derivados dos sentidos.

Vamos a um exemplo prático:

Você se distrai pelo fato de achar que é rejeitada em círculos sociais ou profissionais. O que fazer:

  1. Faça atividades organizadoras

  2. Encha-se de energia vital, ao cuidar das plantas enquanto recebe a luz do sol

  3. Faça ações higienizantes: tanto do ambiente, como de alimentos.

  4. Pense a respeito de como suas ações podem ser melhores e contribuir de alguma forma para tudo e todos. Você será inclusive o primeiro a se beneficiar.

  5. Recorde a respeito daqueles três macaquinhos e selecione o que ouve, o que vê, e saiba silenciar mais para ouvir melhor.

  6. Busque registar memórias visuais, auditivas, gustativas, táteis e olfativas melhores. Todos esses registros são essenciais para um recordatório mental de qualidade.

Assim, os diferentes órgãos sensoriais nos estimulam a fazer coisas prazerosas. Lembrar do objetivo maior da vida: desenvolvimento da alma. Como ela faz isso? Através da captação e registro pelos órgãos dos sentidos.

bottom of page