Para ter saúde é preciso estar em harmonia física, mental e emocional.
Nossa energia vital circula por canais chamados meridianos (KEIRAKU). O fluxo desimpedido dessa energia é essencial para o bem-estar e melhor atuação na vida.
Shiatsu
O princípio básico do Shiatsu é aplicação de pressão gradual em todo o corpo, em pontos específicos (TSUBÔS) que ficam localizados ao longo dos canais de energia. O objetivo é manter ou restabelecer a circulação normal da energia.
Os meridianos percorrem o corpo humano da cabeça os pés, apresentando uma distribuição sistemática, orientada por estruturas anatômicas.
O mapa desses canais energéticos e a localização dos tsubôs são conhecidos há mais de 5.000 anos, inicialmente por meio da experiência prática, de forma empírica, e mais tarde, confirmada por pesquisas científicas.
O shiatsu assim como a Medicina tradicional chinesa, considera um conjunto básico de 12 meridianos distribuídos simetricamente nos dois lados do corpo. Cada canal de energia está relacionado a determinadas funções orgânicas, características psicológicas e emocionais. A maioria recebe o nome do órgão ou da víscera que mais se sobressai naquele conjunto.
Shiatsu significa pressão dos dedos. Essa técnica já foi reconhecida pelo Ministério da saúde no Japão como uma manipulação capaz de promover e manter a saúde, além de tratar doenças específicas.
Trabalhando na musculatura, para desfazer contraturas, o SHIATSU facilita a circulação do sangue e da energia por todo o corpo.
Indicações:
Estresse
Insônia
Dormência nos braços
Inchaço nos pés e nas mãos
Intestino preso
Dores musculares
Ansiedade
Dor de cabeça
Dor no pescoço
Sinusite
Cansaço físico e mental
Ideal para manter a saúde e retardar o envelhecimento, é submeter-se a uma sessão de SHIATSU 1 vez por semana.
O efeito imediato dessa terapia é uma sensação de leveza e de relaxamento.
Além de trabalhar a massa muscular, os movimentos de pressão agem também sobre os sistemas reprodutivo, digestivo, respiratório, circulatório e nervoso, ativando o funcionamento de órgãos internos e a circulação sanguínea.
Comments