top of page

A energia do coração

O coração é para a medicina chinesa, mais que o órgão físico. Tem funções psicológicas e energéticas.

Abriga a mente, domina o sangue, controla a sudorese e se manifesta na face.

Abrigar a mente, implica capacidade de pensar, recordar…

O bom funcionamento está associado à vitalidade. O oposto, gera fadiga, extremidades frias, depressão, ansiedade e palpitações. A consciência de si mesmo é perdida.

Governar o sangue e abrigar a mente são funções complementares que se influenciam mutuamente.

Sangue e yin deficientes, a mente sofre e há a falta vitalidade

Sangue e yin vibrantes, a mente fica em bom estado.

Mente perturbada em razão de fatores emocionais, pode ocorrer debilidade do sangue ou do yin = sintomas de deficiência do sangue do coração ou do yin do coração.

Tristeza e pesar

Embora relacionados ao pulmão, afetam profundamente o Qi (energia) do coração. Induzem à deficiência de Qi do pulmão, que com o tempo afeta o coração e torna seu Qi deficiente.

Raiva

Sensação de frustração e ressentimento. Embora afete diretamente o fígado, afeta indiretamente o coração. A raiva provoca a subida do yang do fígado ou do fogo do fígado e isso pode ser transmitido facilmente ao coração, causando fogo do coração.

Preocupação

Amarra o QI. É a causa da estagnação do QI, afeta o pulmão e o baço.

Quando uma pessoa se preocupa, respira superficialmente.

Também afeta o coração, causando estagnação do QI do coração e no tórax = palpitações, sensação de aperto no tórax e insônia.

Padrões de deficiência

Deficiência do QI do coração

Encurtamento da respiração em esforço físico, face pálida, transpiração espontânea, cansaço, depressão moderada, palpitações, pulso vazio.

Problemas emocionais, principalmente a tristeza ou pesar, podem ocasionar deficiência do QI do coração.

Perda sanguínea: (cirúrgicas ou doenças) pode causar uma deficiência de sangue do coração, ocasionando a deficiência de QI do coração.

A deficiência do QI do coração pode vir da deficiência do QI do rim. Em alguns casos também pode ser de uma deficiência do QI da vesícula biliar.

A deficiência do QI do coração gera a deficiência de yang do coração.

Alguns pontos de acupuntura sugeridos:

Deficiência de YANG do coração

Manifestações clínicas: palpitações, encurtamento da respiração em esforço físico, cansaço, transpiração espontânea, ligeira sensação de plenitude ou desconforto na região do coração, sensação de frio, mãos frias, face pálida e brilhante, lábios ligeiramente escuros, língua pálida, pulso profundo fraco.

A deficiência de YANG do coração pode gerar uma deficiência crônica de YANG do rim.

YANG do rim: é a fonte de todas as energias yang do corpo.

Não é possível ter uma deficiência de Yang sem ter uma deficiência do QI.

As sensações de frio e de mãos frias acontecem pelo fato do YANG do coração não transportar o sangue às extremidades para aquecê-las.

Pontos de referência sugeridos:

Colapso do YANG do coração

O colapso do yang do coração sempre deriva de uma deficiência crônica e grave do rim.

O coma é causado pelo colapso completo do QI do coração. A mente fica sem residência. Coma por deficiência.

A língua pode ser curta (não pode ser muito estendida para fora da boca), pois a deficiência de yang é tão grave que o yang Qi não pode mover de forma alguma o músculo da língua.

O colapso do YANG do coração é uma condição muito grave, intensa e aguda, que corresponde amplamente ao enfarte cardíaco na medicina convencional.

Pontos de referência sugeridos

Deficiência de sangue do coração

Palpitações, tontura, insônia, sono perturbado por sonhos, memória fraca, ansiedade, tendência a se assustar facilmente, compleição pálida e opaca, lábios pálidos.

Uma dieta com falta de nutrientes ou com falta de alimentos produtores de sangue (como carne) pode ocasionar a deficiência do QI do baço.

O QI do alimento produzido pelo baço, é a base para a produção do sangue= a deficiência de QI do baço por um longo período de tempo pode acarretar a deficiência do sangue. Pode debilitar o coração e causar deficiência de sangue do coração. Por essa razão a deficiência de sangue do coração é com frequência associada à deficiência do QI do baço.

Tensão emocional:

Tristeza, pesar, ansiedade e preocupação sentidos por um período longo de tempo podem perturbar a mente, que por sua vez podem deprimir a função do coração.

A hemorragia grave (tal como ocorre durante o parto) pode acarretar a deficiência do sangue. Já que o coração governa o sangue, o qual, por sua vez pode causar deficiência do sangue no coração. A MTC sustenta isso como sendo a causa principal da depressão pós parto.

O coração governa o sangue. Se o sangue estiver deficiente, o coração sofrerá e a mente será privada de sua residência e por isso a insônia, o sono perturbado por sonhos, a ansiedade, a propensão para assustar-se.

A tontura é um sintoma geral da deficiência do sangue sendo causada pelo fato do sangue não nutrir o cérebro.

A língua é uma ramificação do coração. Quando o sangue do coração estiver deficiente, não haverá sangue suficiente para alcançar a língua, que fica pálida.

A deficiência de sangue no fígado, é o precursor mais comum da deficiência do sangue no coração:

  1. Quando o sangue está deficiente, isso normalmente começa com a deficiência de sangue no fígado. Como o coração governa o sangue, o sangue também fica deficiente.

  2. Como o fígado é a mãe do coração (5 elementos) uma doença do fígado é transferida facilmente ao coração, seja por exemplo, deficiência de sangue ou excesso de calor.

Baço e coração: Embora seja o baço quem afeta o coração ( o Qi do alimento produzido pelo baço, é a origem do sangue), em âmbito emocional, a deficiência de sangue do coração pode afetar o baço (uma vez que o coração é mãe do baço- 5 elementos), causando estado de ficar pensativo e perder-se em pensamentos.

Manifestações clínicas:

Pontos de referência sugeridos:

Deficiência do YIN do coração

Quando o excesso de trabalho for acompanhado de tensão emocional e ansiedade, a mente torna-se perturbada e desenvolve deficiência do YIN do coração.

O padrão de deficiência de YIN do coração, inclui o de deficiência do sangue do coração, pois o YIN engloba o sangue.

Sintomas:

Dificuldade para dormir, acordando muitas vezes a noite.

Inquietude mental, o coração se sente irritado. Indica sensação de irritabilidade típica da deficiência de YIN.

O paciente sente-se irritado, inquieto sem qualquer razão aparente. Acompanha calor na face * tarde da noite. Rubor malar, calor das cinco palmas.

A deficiência do YIN do coração é acompanhada frequentemente, ou causada por deficiência de YIN do rim.

A partir do momento que o YIN do coração perde a nutrição do YIN do rim, pode acarretar a agitação do calor por deficiência do coração.

A deficiência do YIN do fígado também pode conduzir ao padrão de deficiência do Yin do coração.

Manifestações clínicas:

Pontos de referência sugeridos:

Padrões de excesso

Agitação do fogo do coração

Alterações emocionais, tais como ansiedade crônica, preocupação constante e depressão podem conduzir ao fogo do coração. Por um período prolongado podem ocasionar estagnação de QI e quando o QI estagna por muitos anos, pode originar o fogo.

Há vários sintomas de calor tais como: sede, rubor facial, sensação de calor, língua vermelha e pulso rápido transbordante ou apressado.

A língua é a ramificação do coração e quando ele tem fogo, o excesso de calor pode subir à língua, causando úlceras.

O paciente revela-se mais inquieto, mais agitado, mais quente e mais pletórico

(avermelhado). O paciente acorda com frequência e tem sonhos perturbadores, tipicamente de fogo e voos.

O gosto amargo é um sintoma de calor por excesso no coração, uma vez que o coração abre-se na língua e controla o paladar.

Obs.: o gosto amargo do fogo do fígado ocorre diariamente, o gosto amargo do fogo do coração só acontece depois de uma noite mal dormida.

A urina escura ou o sangue na urina é decorrente da transmissão do fogo do coração ao intestino delgado (com o qual o coração é interna e externamente relacionado dentro do YANG maior.

O fogo do coração é transmitido ao fogo do fígado, já que o fígado é a mãe do coração (5 elementos). A raiva, o ressentimento, a frustração podem conduzir ao fogo do fígado e como o coração abriga a mente, o fogo do fígado é transmitido ao coração, levando ao fogo do coração.

O fogo do coração pode afetar o baço, podendo conduzir ao calor do baço. Também pode afetar o estômago podendo levar ao calor do estômago.

Se o fogo do coração persistir por muitos anos o fogo pode prejudicar o YIN e pode ocasionar a deficiência do YIN do coração.

Pontos de referência sugeridos:

clarear o coração, drenar o fogo e acalmar a mente.

Manifestações clínicas

Fleuma: fogo perturbando o coração

Alterações emocionais graves e depressão provocam a estagnação do QI, que por um longo período transforma-se em fogo.

Esse é um padrão de excesso caracterizado pela presença de fogo perturbando e fleuma obstruindo o coração.

Todos os sintomas mentais são decorrentes da fleuma obstruindo os orifícios do coração e afetando a mente.

Embora as principais manifestações derivem da disfunção do coração, esse padrão também é causado pelo QI deficiente do baço, o qual é incapaz de transformar e transportar os fluidos que se acumulam em fleuma.

Manifestações clínicas:

Pontos de referência sugeridos:

Fleuma anuviando a mente

Esse padrão também é chamado de fleuma obstruindo os orifícios do coração. Padrão de excesso, similar ao anterior, mas com ausência de fogo.

Observado em crianças, pode ser a causa do retardamento mental ou dificuldades da fala, ou nos adultos depois de um AVC, uma vez que o vento associa-se a fleuma, causando coma, paralisia e afasia.

O coração abre-se na língua e a fleuma impede a língua de se mover, causando afasia. O vômito e o som crepitante na garganta são decorrentes da fleuma obstruindo o tórax.

Deficiência do baço, do pulmão e do rim acarretam a fleuma. Sendo a raiz do padrão nos adultos.

Pontos de referência sugeridos:

Estagnação do QI do coração.

A tensão emocional é a única causa desse padrão. O pesar, a tensão e a ansiedade afetam o coração e podem fazer o QI do coração estagnar no tórax.

Ação das emoções:

Se o paciente tiver uma constituição forte e uma tendência a padrões de excesso, quando sujeito àquela pressão emocional, ele desenvolverá estagnação do QI do coração em vez de deficiência.

A estagnação do QI é mais provável acontecer quando a pessoa tende a reprimir e esconder suas emoções

A estagnação do QI do coração é mais provável de se desenvolver quando houver uma preexistente estagnação do QI do fígado.

O sintoma de apetite debilitado (normalmente causado por uma deficiência do baço) é decorrente do QI do coração, que não desce para o estômago.

Manifestações clínicas

Pontos de referência sugeridos:

Vaso do coração obstruído

As tensões emocionais como a preocupação, a ansiedade e a raiva podem causar a estagnação do QI do coração que por sua vez, ocasiona a estase de sangue do coração.

O trabalho físico excessivo prejudica o YANG do coração e do rim. O YANG deficiente do coração, não move o QI e o sangue do tórax, causando estase de sangue por frio.

Manifestações clínicas:

Pontos de referência sugeridos:

Padrões de excesso- deficiência

Estase do sangue do coração

Alterações emocionais, principalmente pesar, ansiedade e preocupação por um longo tempo, podem provocar estase de sangue no tórax. É no tórax, onde as emoções reprimidas são mantidas, podendo conduzir ao prejuízo da circulação do QI ou do sangue nessa área.

Esse padrão é derivado de outros padrões * da deficiência do YANG do coração ou do sangue do coração. Qualquer das causas que acarretem a deficiência de Yang DO CORAÇÃO PODE causar a estase de sangue do coração.

O YANG QI MOVE E TRANSPORTA. Se o yang do coração estiver deficiente, ele não poderá mover sangue no tórax. Há a estagnação, dor e sensação de constrição.

A estagnação de QI do fígado também pode ser um precursor para este padrão. O canal do fígado afeta o tórax e a perda de fluxo livre do QI do fígado pode afetar o coração.

Manifestações clínicas:

Pontos de referência sugeridos:

Texto:

Jornalismo e Marketing Comunidade Brasileira de Naturopatia

Fonte de referência:

Fundamentos da Medicina chinesa Su Xin Ming

Comments


bottom of page