top of page

A pele do homem: rotina skin care especial

Quando se pensa em formular produtos cosméticos para a pele masculina, é preciso considerar as diferenças entre a pele do homem e da mulher.

O pH da pele masculina é mais ácido (entre 4.5 e 5.5), com maior irrigação sanguínea e maior produção de melanina. Além disso, as camadas da pele do homem são estruturalmente diferentes da pele da mulher.

A epiderme é mais espessa, tornando-a mais resistente. A produção sebácea é intensa, cerca de 2 a 3 vezes maior que na mulher, e a presença de pelos é marcante (cerca de 6000 a 25000), recobrindo 1/3 da face masculina.

A derme também é mais resistente, mais vascularizada e apresenta menor número de fibras elásticas e um maior número de fibras colágenas.

A tela subcutânea ou hipoderme no homem, encontra-se intimamente ligada à derme, que tem um arranjo de adipócitos (células de gordura) característico e em função disso, também oferece maior resistência.

A maior densidade de glândulas sebáceas faz a pele do homem mais oleosa e torna a limpeza um fator fundamental para a garantia de sua boa aparência e saúde.

Produtos para a limpeza da pele masculina devem ser eficazes na eliminação do excesso de gordura, ao mesmo tempo em que não promovam irritação ou efeito rebote, associando eficiência e suavidade.

Barbear: agressão da pele, inevitável no dia a dia do Homem.

A lâmina e os produtos comuns para o barbear (ricos em tensoativos irritantes) alteram a barreira hidrolipídica da pele (nosso cosmético natural), e associado a cortes e a micro cortes frequentes, levam à formação de foliculite.

Para amenizar esta situação, o ideal é que os homens usem produtos cosméticos formulados especialmente para a sua pele. Estes produtos devem criar condições de acalmar a pele, conter a inflamação, reduzir a produção sebácea, diminuindo a formação de foliculites e lesões pseudo-acneicas, reduzir a carga microbiana da região, evitando contaminações dos possíveis cortes e micro cortes, e ainda manter a hidratação da pele.

bottom of page