top of page

Aromaterapia veterinária

Os óleos essenciais (OE) e seus hidrolatos podem ser utilizados terapeuticamente em animais de pequeno e grande porte (Holistic Aromatherapy for Animals: A Comprehensive Guide to the Use of Essential Oils & Hydrosols with Animals. Bell,K.L.).

Os animais têm neurônios olfativos em número extremamente superior ao dos humanos. Por tal motivo, a dosagem e a frequência da aplicação dos óleos essenciais devem ser diminuídas e a diluição aumentada em relação às indicadas para seres humanos, a fim de evitar intoxicações, principalmente em animais de pequeno porte.

Cães: as formulações contendo OE para aplicações em cães devem ser 25% ou ¼ da concentração indicada para os seres humanos. Cães com menos de 8 semanas de idade, não devem ser submetidos a formulações contendo OE, com exceção daquelas para aromatizar o ambiente. Nesse caso indica-se a utilização de hidrolato, devido à elevada diluição e ao efeito sutil.

Recomenda-se todas as informações quanto à toxicidade dos óleos essenciais e seus componentes químicos, pois os cães também exibem patologias como epilepsia, sensibilidade dérmica, câncer etc.,

Em gatos, priorizamos a utilização dos hidrolatos, devido à sensibilidade desses pequenos animais. Ou na impossibilidade da aquisição desses produtos, usamos formulações com diluição de 0,01 a 0,1% com os óleos essenciais.

Animais de grande porte

Em animais de grande porte, pode-se utilizar as formulações prescritas para animais de pequeno porte, aumentando o volume total da formulação na hora da manipulação.

Em animais de grande porte de criação, tem ocorrido resultados positivos em patologias externas como micoses, fungos, mastite, infecções de ouvido externo, parasitas (carrapatos) e verminoses. As formulações em base gel, creme, óleo vegetal, solução alcoólica e loção aquosa, devem ser aplicadas topicamente, diretamente no local afetado do animal.

Sobre formulações cosméticas e terapêuticas para uso veterinário com óleos essenciais e hidrolatos.

As fórmulas podem ser produzidas domesticamente, mediante a adição de óleos essenciais indicados aca da caso, em produtos comerciais NEUTROS ou manipulação magistral. Esses OE sugeridos podem ser aplicados em outras bases cosméticas, por exemplo, aromatizadores de ambientes, água de colônia, óleo para massagem e xampu.

bottom of page