top of page

Colesterol alto, estatinas e ômega 3.

Na medicina moderna, as estatinas são substâncias frequentemente indicadas para pessoas com alto nível de colesterol, a fim de reduzir o colesterol total e consequentemente reduzir o risco de infarto e derrame. Muitas são as pessoas que deverão usá-las para o resto de suas vidas sem maiores problemas. Outras, porém, apresentarão efeitos colaterais diversos.

Dentre esses efeitos, podem ser citados sintomas neurológicos e a mialgia (relatada pelos pacientes como uma dor queimante, cansaço ou fraqueza nos músculos). Pode ser um leve desconforto ou mais severa, comprometendo as atividades diárias.

Os pesquisadores não conhecem exatamente a causa dos efeitos colaterais das estatinas, especialmente a mialgia. Como as estatinas podem afetar não somente a produção de colesterol pelo fígado, mas também diversas enzimas nas células musculares- que são responsáveis pelo crescimento muscular- os pesquisadores acreditam que os efeitos colaterais nestas células pode ser a causa da mialgia.

Estudos científicos na área de substâncias nutracêuticas têm investido na busca de agentes que auxiliem no controle do colesterol elevado, ou até mesmo funcionem como alternativas às estatinas. Entre os mais promissores pesquisados estão:

Ômega 3

Coenzima Q10

Green tea

Fibras

Fitoesteróis

Destaque especial para ômega 3– ácidos graxos que protegem da doença coronária, principalmente através dos efeitos antiarrítmicos e antiplaquetários. ômega 3 reduz triglicérides.

bottom of page