top of page

Docere: Naturopata como orientador

Docere diz respeito a professor. Aquele que orienta. O Naturopata educa seus pacientes e os capacita em relação à responsabilidade por sua saúde. Não estimula vínculo de dependência. Torna-se um catalisador para um estilo de vida que previne doenças, leva a uma maior autonomia física e mental e promove saúde.

É o paciente, não o profissional, quem em última análise cria e realiza sua cura. Na Naturopatia proativa o profissional tem consciência que para orientar ele precisa ser um parâmetro inspirador. Imagine alguém numa sala de aula com a missão de alfabetizar. Por maior boa vontade que ele tenha, é necessário que ele mesmo já esteja alfabetizado.

Para transmitir a ciência naturopática com credibilidade, se faz necessário entendê-la, absorvê-la e praticá-la, senão em sua totalidade, mas no maior número de princípios que possam ser realizados.

A saúde ocorre num movimento concêntrico. Impossível estar mal e acreditar que pode ajudar o outro. Isso, por si só, representa um trabalho ordinário.

E para a promoção da saúde e prevenção de doenças, serão realizados procedimentos minimamente invasivos. Essas intervenções são holísticas, considerando a bioinformação. Tudo aquilo que está inter- relacionado e influencia a vida de um indivíduo.

Comentários


bottom of page