Mantra
O termo mantra provem da raiz verbal sânscrita “Man”, pensar, ter em mente e do sufixo “Tra” que é usado para a formação de substantivos que designam instrumento ou ferramenta.
Assim, mantra é uma ferramenta que proporciona à mente o poder de se concentrar e sintonizar numa faixa vibratória específica.
Todo o universo é formado por faixas específicas de ondas, e quando nos conectamos a uma delas nossa mente atrai tudo que vibra nesta faixa, agradável ou não. Por tal razão existe o ditado “Desgraça nunca vem sozinha sempre vem acompanhada”.
Esta afirmação retrata o fato de que quando algo acontece em nossa vida, perturbando nossa mente, imediatamente adentramos nessa faixa vibratória, fazendo com que nossa mente atraia tudo que esteja vibrando nessa mesma freqüência.
Ao utilizarmos um mantra, exatamente o mesmo fato ocorre. Porém entramos num padrão vibratório elevado e o mantra nos conecta a uma faixa vibratória de nível muito superior. Isto se dá porque o mantra visa criar um estado de harmonia corpo – emoção – mente que age sobre o espírito, permitindo gradualmente ao praticante compreender seu significado mais profundo e manter a mente sempre conectada com os níveis mais elevados da consciência.
Os mantras são baseados na combinação certa de letras e quando entoados de maneira especifica produzem certos efeitos no nosso organismo, não só no plano físico, mas também no plano mental e espiritual. As letras do mantra são representações das sequências definidas do som que, para produzir o efeito desejado, devem ser pronunciadas corretamente e seguindo as regras da música – (escala) e ritmo.
Trata-se de uma forma física poderosa, constituída de sílabas com vibrações psicofísicas dotadas de propriedades energéticas.
Objetivos do mantra:
Poder de remover da ignorância- avidhya;
Poder de revelar verdades- dharma;
Poder de purificação interna- kriya;
Poder de realizar a libertação- moksa.
Comments