top of page

Naturopatia e a espiritualidade

A Naturopatia fala sobre tratar a pessoa inteira. Mas frequentemente, o olhar ainda é direcionado em maior instância para tratar o físico e as emoções. Na saúde e principalmente na doença, o desenvolvimento da espiritualidade, é o balizador para uma vida de entendimento e coexistência harmônica com a natureza.

Naturopatia é reconciliação. Com a terra, com os alimentos, com a respiração, com a voz interior e com a beleza. A espiritualidade é o reconhecimento de um sentimento ou crença de que existe algo maior do que o humano. Uma sensação de fazer parte do cosmos e de haver um significado nessa vivência. Tem estreita relação com um coração mais aberto para uma jornada com o sutil. Não há associação com religião, uma vez que nem sempre a religião consegue promover o desenvolvimento da espiritualidade. Nas práticas integrativas da saúde holística, as técnicas contemplativas como a meditação, são consideradas como um caminho de abertura e percepção da essência primordial. Sem esse acesso, o crescimento pessoal é muito mais lento.

O entendimento é falho quando vincula a espiritualidade com a condição de uma vida feliz. Não é o estar feliz que traz a sensação de harmonia com o todo. E sim, o reconhecimento, compreensão e sensação de que você é o todo. É a integralidade, presente no conceito da Naturopatia. Muitos profissionais demonstram ter interesse nessa abordagem mas têm receio com relação ao entendimento do consultante (paciente) e o fato de receberem pouco treinamento para facilitar esse desenvolvimento. Se faz necessário um currículo com conteúdo especial em espiritualidade. O estudo da religiosidade.

bottom of page