top of page

O bem viver na menopausa: alimentação como aliada.

Colab: Fernanda Ornelas. Revisão técnica: Chris Buarque. Revisão geral: Claudia Lopes

Alimento bom ou ruim é uma escolha.

Os alimentos têm energia. Qual energia queremos para nós?

O alimento que vem pra nossa mesa ainda tem energia?

Nosso corpo pode se beneficiar quando nos alimentamos de forma mais natural, suprindo nossas necessidades físicas e emocionais. Podemos potencializar nossa saúde. Especialmente nas fases de climatério e menopausa, são percebidas mudanças de humor e uma maior insegurança quanto à aparência física devido ao possível aumento de peso corporal e aos sinais de envelhecimento. Numa sociedade de consumo e produtividade, é importante preservar o dinamismo e vigor físico e muitas mulheres mergulham em processos depressivos nesta fase, por falta de perspectivas positivas na vida pessoal e profissional. Atividade física prazerosa e regular é fundamental para manter o bom humor e estabilidade hormonal, para fortalecimento muscular e retardar o envelhecimento. A alimentação deve privilegiar o consumo de alimentos naturais, com a inclusão de frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o alimento cura. Se alguém está doente, a medicina moderna troca o remédio. Na Medicina Tradicional Chinesa muda-se a alimentação. Novos hábitos podem ser criados e substituições podem ser adaptadas gradualmente.

O menor consumo de açúcares, farinhas brancas, leite e derivados desinflama o corpo promovendo melhor circulação de sangue, maior eliminação de toxinas e, consequentemente, melhor humor e bem-estar da mulher.

Alguns alimentos importantes para a saúde da mulher:

Banana, ovos, folhas verdes escuras, linhaça, chá verde, azeite, oleaginosas, sementes, leguminosas, chá verde, peixes como salmão e sardinha (ricos em ômega3), abacate, mirtilo, morangos.

Não esqueçamos da hidratação. A água como importante aliada para limpar toxinas, levar nutrientes como oxigênio e sais minerais para todo o corpo, regular a temperatura corporal e proteção a diversos órgãos e tecidos.

Fonte de consulta: Guia Prático de Medicina Chinesa: Para Autoconhecimento, Saúde e Bem-estar. Dra. Ana Clelia Mattos.

bottom of page