top of page

Olheiras

POR QUE OS RESULTADOS SÃO DIFÍCEIS?

A face, é a região do corpo onde mais facilmente se visualizam alterações estéticas decorrentes do envelhecimento cronológico (idade) ou induzido por agressões ambientais. Duas são consideradas mais importantes: o surgimento de rugas e olheiras.

A maioria dos produtos disponíveis no mercado, têm apenas a função de camuflar as olheiras. Não tratam o problema em si. Apenas ajudam a mascará-lo. Ingredientes ativos mais eficazes devem ter a função clareadora sobre o pigmento resultante da degradação das hemácias, composto de óxido de Ferro e não exatamente sobre pigmentos resultantes da melanina.

As olheiras surgem em qualquer idade e em função de diversos fatores. O estresse físico e emocional, poucas horas de sono, exposição exagerada à radiação UV, má alimentação e alterações hormonais são apenas alguns dos fatores que podem levar ao surgimento ou mesmo à intensificação das olheiras.

Na verdade, todos esses fatores desencadeiam uma resposta imunológica que através da liberação de diversas substâncias na pele que irão provocar uma reação inflamatória local e uma vez desencadeada essa cascata de reações biológicas (consideradas uma resposta protetora da pele ao stress), ocorrerão diversas alterações que levarão ao surgimento das olheiras.

Uma má circulação linfática também pode contribuir para o acúmulo de toxinas na região das olheiras. O aspecto das olheiras ainda pode ser agravado, quando há o acúmulo de gordura (bolsas) ao redor dos olhos, associada a flacidez da pele, causada pela perda da firmeza, elasticidade e tônus muscular.

O resultado do tratamento de olheiras pode variar de uma pessoa para outra, em decorrência das características individuais da pele e da intensidade com que ocorre cada um dos fatores envolvidos em sua formação.

A excessiva vascularização por baixo da pele da pálpebra somada à transparência da região e agravada por questões circulatórias, pode gerar tons que vão do violeta ao roxo.

O problema se agrava quando os vasos sofrem pequenos sangramentos que se depositam logo abaixo da pele sob a forma do pigmento hemosiderina, escurecendo ainda mais a região.

O inchaço, que visualizamos como bolsas abaixo dos olhos se devem ao acúmulo de lipídeos (gorduras) na região e /ou acúmulo de fluidos que vazaram para fora dos vasos sanguíneos presentes na região.

bottom of page